Começa neste sábado a Semana Move do Sesc

 

Coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, com o apoio da ISCA – International Sports and Culture Association –, a 8ª edição da Semana Move começa neste sábado, 19, e vai até o domingo, 27 de setembro. A edição será no ambiente digital, com diversas atividades propostas por meio das redes sociais e sites das organizações participantes, com as hashtags #SemanaMove  #SemanaMoveTransforma.

Mesmo com essa mudança no modelo de ação, o objetivo segue o mesmo: promover ações que destaquem os benefícios da prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer para melhoria da saúde das pessoas.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, a Semana Move 2020 mantém firme seu propósito de sensibilizar e inspirar as pessoas a transformarem suas realidades para um estilo de vida mais ativo.

“Este cenário, caracterizado pela extrema diversidade e dinamismo, demanda sensibilidade para compreendê-lo de forma plena e equilibrada, interagindo com inovação e positividade. Na mesma medida em que se impõem riscos, restrições e distanciamentos, também surgem diversas oportunidades para novas atitudes relacionadas a uma vida mais saudável”.

A realização de atividades em ambiente digital será pautada em conectar pessoas e parceiros “Movedores”, formando uma grande rede de ações online.

Toda a rede de parceiros “Movedores” foi convidada a promover projetos e ações voltados a melhoria da saúde da população, e o desenvolvimento da campanha, a partir das redes sociais, permite uma comunicação ágil, melhor disseminação de boas práticas e linguagens atrativas, de grande conectividade, com os mais variados públicos, favorecendo a descoberta de novas formas de se relacionar com a atividade física”, declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

O debate “Os benefícios físicos e psicológicos de uma vida ativa em tempos de pandemia” marca a abertura do evento, e será transmitido ao vivo no dia 19, às 16h, pela série Ideias #emCasaComSesc. A live poderá ser acompanhada no youtube.com/sescsp, acessível em libras, e contará com a participação de Isabela Amblard, doutora em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Sandro Rodrigues, doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas; com mediação do jornalista Marcel Capretz e apresentação de Fábio Henrique Miranda dos Anjos, assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

De 21 a 25 de setembro, noyoutube do Sesc Interlagos e em plataformas das Escolas Municipais, tem o Semana Move nas Escolas. A proposta é sejam feitas aulas em escolas particulares e municipais, com o intuito de levar um conteúdo diferenciado, com educadores e atletas das modalidades de Capoeira – grupo Massapê, Ginástica Artística -Jéssica Maier, Futebol FreeStyle – Bruno de Souza e Basquete sobre rodas – Adrienne Oliveira de Souza. Com produção New Workout, os vídeos terão em média 10 minutos de duração.

Entre os dias 22 e 25 de setembro acontecem as aulas ao vivo Expressão Corporal e Suas Múltiplas Linguagens, nas quais os educadores de atividades físicas das unidades Guarulhos, Santo André, São Caetano e Osasco trazem aulas de Jazz Dance, Capoeira, Lian Gong e Testes de Condicionamento. As atividades acontecem às 16h, e são transmitidas pelo Instagram das Unidades.

Pílula de Informação éuma série de quatro ações, de 22 a 25 de setembro, que trazem informações sobre doenças comuns da atualidade: diabetes, colesterol alto, hipertensão e osteoartrite. Nos vídeos, como o exercício pode colaborar no controle dessas morbidades e promover bem estar no dia a dia. Com apresentação de Vitória Domingues, serão veiculados das 10h às 10h30, no Instagram e Facebook do Sesc Santana.

No dia 23, às 18h, a live Tabelando traz Fofão, Virna, Kátia Rubio e Rodrigo Cardoso para um bate-papo sobre o livro Toque de Gênio – A história e os exemplos de Fofão, uma das mais importantes e também mais discretas atletas, responsável pela conquista do ouro olímpico do vôlei em 2008. O evento será transmitido pelas redes sociais das unidades do Sesc Santo Amaro e Vila Mariana.

No dia 23 também acontece o bate-papo ao vivo Esporte Social – Guarulhos / Santa Isabel, que traz o Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Guarulhos, Rogério Hamam, e a Secretária de Esportes e Lazer de Santa Isabel, Edilaine Malaquias. A conversa tem como pauta os projetos sociais de inclusão esportiva dos municípios. Em Guarulhos , o Programa Iniciação Esportiva atende crianças e adolescentes, no intuito de democratizar o acesso à prática esportiva. Em Santa Isabel, por meio do Programa Esporte Total, crianças, jovens, adultos e idosos tem acesso e incentivo à prática de diversas modalidades esportivas. O evento será transmitido pelo YouTube do Sesc Guarulhos a partir das 19h.

Em 24 de setembro, ao vivo no YouTube e Facebook do Sesc Consolação às 20h, Círculos de conversas: Qual o legado das mulheres no esporte? Abre um espaço de diálogo, expressão e escuta de mulheres que se relacionam com o Esporte. Jackie Silva, uma das pioneiras no vôlei de praia, primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica em Atlanta, 1996, ao lado de Sandra Pires, participa com Terezinha Guilhermina, referência do atletismo paralímpico, dona de 6 medalhas em Jogos Paralímpicos, três delas de ouro. Mediação de Mayra Siqueira, ex-nadadora e jornalista esportiva, com cobertura da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, e apresentação de Janaína Lima, monitora de esportes no Sesc Consolação.

No dia 26, às 10h, trará vídeo de 10 minutos no Facebook do Sesc Santo Amaro com a temática Capoeira voltada para o público idoso. A apresentação é do professor Gus Conde.

No dia 26, às 11h, o bate-papo Esporte, saúde e transformação pessoal traz o atleta Beto Pandiani, velejador com experiência de mais de 30 mil milhas náuticas, o primeiro velejador a conectar a Antártica ao Ártico num pequeno barco sem cabine, a fisioterapeuta Rosimeire Simprini Padula, doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, e o jornalista Ricardo Tadeu Capriotti, que desde 1999, por necessidades médicas, incorporou a prática de corrida à sua rotina, em especial as corridas de longa distância, como a Maratona de Nova Iorque, da qual participou em 2016. A atividade será transmitida pelo YouTube das unidades Guarulhos, Santo André, São Caetano e Osasco

Um encerramento coletivo será realizado no dia 27, das 16h às 17h, no Instagram e Facebook das unidades Carmo, Florêncio de Abreu, Parque Dom Pedro, Itaquera e Belenzinho, que promoverão movimento corporal com orientação de seus educadores. Esta atividade contará com audiodescrição e tradução de Libras.