Reforma Tributária é tema de debate ao vivo nesta quarta-feira em Guarulhos

 

A Reforma Tributária, esperada há muito tempo pelas empresas brasileiras, bem como pelas multinacionais com interesse de investimento no Brasil, é o tema do debate ao vivo que será promovido pelas Faculdades Guarulhos, na noite da quarta-feira, 23/09, pelo YouTube.

Os debatedores são os professores: Raouf Roland Michel e Miguel Augusto Rodrigues Silva, com mediação de Paulo Cadette Júnior, cujos currículos são mencionados ao final.

Segundo Raouf e Miguel, pesquisas mostram que o Brasil é “campeão” na quantidade de tributos, assim entendidos os impostos, contribuições e taxas, além das chamadas contribuições sociais, como Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição Financeira ao Social (Cofins), as quais teoricamente deveriam ter na Saúde a maior destinação dos recursos arrecadados.

As propostas em discussão, incluindo a unificação de PIS e Cofins, serão explicadas de forma didática, para que se possa entender como é a incidência dos tributos no preço das mercadorias e como haveria de ser se fossem calculados por fora e não embutidos como ocorre com a PIS e Cofins atualmente, o que já foi objeto de julgamento pelo STF como parcialmente inconstitucional.



           

Para acompanhar a live,
a partir das 19h30,
deve-se acessar
este link










Currículos dos debatedores e do moderador:

Prof. Me. RAOUF ROLAND MICHEL (debatedor)

Mestre em Administração, especialista em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Industrial. Experiência nacional e internacional na Gestão de Empresas (segmentos diversos) com mais de 20 anos atuando na alta gerência, direção e CEO em multinacionais e empresas de grande porte. Professor na Pós-Graduação e MBAs, há mais vinte anos, em diversas IES. Consultor em contratos e em negócios internacionais. Palestrante no campo gerencial, como na área fiscal-tributária em diversas entidades, além de treinamentos abertos e in company em múltiplos conteúdos. Parecerista em gestão e tributação. Conselheiro em empresa de médio porte, Age Advisor.

Prof. Me. MIGUEL AUGUSTO RODRIGUES SILVA (debatedor)

Mestre em Economia da Inovação (PUC-SP), especialista em Política e Relações Internacionais (FESP-SP), Bacharel em Letras (FFLCH-USP). Atualmente, é docente de Letras, Administração e da Pós-graduação nas Faculdades Guarulhos – FG e gestor de conhecimento do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas (Citic-InovaHC). Editor e produtor EaD com 15 anos de experiência em conteúdos científicos, técnicos e profissionais.

Prof. Dr. PAULO CADETTE JUNIOR (Mediador)

Pós-doutorando em Administração e doutor em Sociologia (PUC-SP), mestre em Engenharia Biomédica (UMC), especialista em Docência no Ensino Superior e em Controladoria e Gestão Financeira (Uniban-SP), Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade São Luís e em Matemática pela Unijales. Perito certificado pelo Cofecon em Economia e Finanças. Professor, palestrante, consultor com experiência em Finanças e Docente nas áreas de Economia, Matemática Financeira, Empreendedorismo, Administração Financeira Orçamentária, Políticas Públicas, Administração em Fisioterapia e Metodologia Científica. Professor e coordenador na Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, no curso de Administração.