sábado, 23 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUEDecreto institui plataforma digital de pagamentos ao Tesouro

Decreto institui plataforma digital de pagamentos ao Tesouro

Decreto publicado hoje (24) no Diário Oficial da União institui o PagTesouro, plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional.

Por meio da plataforma, as empresas prestadoras de serviços de pagamentos poderão realizar o recolhimento dos valores por meio de: credenciamento prévio junto à Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia; e integração de sua solução tecnológica ao PagTesouro.

A empresa prestadora de serviços de pagamentos deverá ter autorização do Banco Central para operar. Os requisitos para a integração serão estabelecidos em edital de credenciamento.

Tarifas

A cobrança de tarifas pela prestação de serviços de pagamentos pelas empresas credenciadas deverá ser previamente autorizada ou solicitada pelo cliente ou pelo usuário, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

O decreto estabelece ainda que “o valor da tarifa deverá ser apresentado de maneira clara ao cliente ou usuário, que poderá escolher, dentre as modalidades de pagamento ofertadas, aquela que lhe for conveniente, com os ônus e os benefícios a ela inerentes”.

A Secretaria do Tesouro Nacional disponibilizará, no mínimo, uma modalidade de pagamento que não implique custo adicional ao contribuinte.

Os valores deverão ser repassados à Conta Única do Tesouro Nacional no prazo de um dia útil, durante o horário de funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas do Banco Central.

Na hipótese de o Ecossistema de Pagamentos Instantâneos – Pix ser utilizado, os recolhimentos realizados por meio do PagTesouro deverão observar regulamentação específica do Banco Central do Brasil e ficarão automaticamente credenciados no PagTesouro.

Segundo o decreto, ato do ministro da Economia disciplinará o funcionamento do PagTesouro. Após a publicação desse ato, o PagTesouro poderá ser utilizado para pagamento e recolhimento de valores.

*Com informações da Agência Brasil

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,477SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Jovens da Fundação Casa em Guarulhos e Região Metropolitana de SP disputam vagas no...

Um grupo de 63 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação ou estão em internação provisória em 12 centros da Fundação Casa, localizados na...

Última semana para solicitar isenção no Processo Seletivo do IFSP de Guarulhos e Grande...

Os candidatos interessados em pedir isenção da taxa de inscrição para o Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos do IFSP têm até o dia...

Morte violenta atinge 6,97 mil crianças e adolescentes por ano no país

O Brasil teve uma média de 6,97 mil mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes por ano nos últimos cinco anos. Segundo o Panorama da...

Escola Viva de Artes Cênicas realiza aula teste presencial

Alunos do módulo I da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos participaram de encontro presencial nessa quarta-feira (20), no Teatro Padre Bento, no...

Mãe tenta enviar placa de celular para filho que está na Penitenciária Adriano Marrey

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma correspondência foi apreendida na Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos na sexta-feira (15).Em carta,...