Hoje é o Yom Kipur – Dia do Perdão

 

O Yom Kipur, Dia do Perdão eterno, é uma das datas mais importantes do judaísmo. Celebrada uma vez a cada um ano, em datas diferentes a cada ano.

No calendário judaico começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com setembro, outubro ou novembro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Começa quando surgir a primeira estrela neste domingo e vai até o pôr do Sol, na segunda-feira. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e oração intensa.

Segundo o médico Cláudio Galvão Bueno, as lições do Yom Kipur aplicam-se a todos os lugares, em todas as gerações e à vida de qualquer judeu. “Que seja vontade divina que o Kol Nidrei reverbere dentro de nós enquanto vivermos, para que possamos crescer em todos os aspectos de santidade e bondade e que possamos retornar a D’us limpos e puros como nos criou”.

Nesse dia, os judeus pedem a todos com quem convivem, humildemente, perdão por toda e qualquer falta cometida, mesmo sem intenção. “Que seus caminhos futuros sejam planos, iluminados e coloridos de alegrias.
Chatimá Tová”, é a saudação.

No video a seguir, há um convite à reflexão, qualquer que seja a crença ou religião de cada pessoa, ou mesmo para quem não creia em algum Ser Superior, pois trata-se de uma lição de vida, válida para todos.