Contadora de histórias convida a reencontrar a criança que existe em cada um

 

Wânia Karolis, atriz, contadora de histórias, arte-educadora, mediadora de leitura, acredita no lugar da arte da palavra na educação, no diálogo, na criatividade, na inventividade, na imaginação, no sonho, na leveza, na capacidade de ver nos acontecimentos da vida, de tudo o que existe ao nosso redor, algo novo, diferente. Com os olhos novos curiosos, questionadores de criança. Por isso, no Projeto que ela criou e desenvolve na Rede Municipal de Guarulhos, Pé de Poesia – Movimento por uma Escola Literária para as crianças e professores, Wânia compartilha histórias de tradição oral e de autor (histórias de boca e de livro), cantigas, poemas, potencializando, com poesia, a infância que está dentro de cada pessoa. “A infância resiste à dureza do mundo e à dureza deste tempo de pandemia tão delicado que estamos vivendo”, afirma.

Nesse Movimento por uma Escola Literária, Wânia conta e canta histórias e poemas no Programa Saberes em Casa, especialmente, às segundas, quartas e sextas-feiras. O Programa Saberes em Casa oferece aos estudantes da rede municipal de ensino de Guarulhos, além de uma rotina de aprendizado semelhante àquela de que desfrutam em suas escolas, uma oportunidade feliz para conhecerem e ampliarem as suas visões de mundo, por meio das histórias narradas por Wânia Karolis. Ancorado no Portal da Educação, utiliza a plataforma do YouTube. O programa é veiculado na TV Câmara, todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30.

Importante também destacar que suas histórias, poemas e canções são traduzidos em libras por Regina Fernandes e no bloco Poesia para as crianças – Poemas para ouvir, ler e sonhar, a animação é feita por Anna Solano. Regina e Anna são suas amigas profissionais, parceiras desse Movimento. “Tudo idealizado e realizado com muita sensibilidade, responsabilidade e respeito à inteligência da criança, e com admiração pelos professores”, salienta Wânia.

Pé de Poesia – Movimento por uma Escola Literária é um projeto bonito, delicado e necessário, que conversa com a poética da infância. Wânia Karolis convida a todos a se reconectar com a infância, por meio da arte da palavra, por meio da literatura, com palavras-sentimentos que despertam, acima de tudo, os nossos corações. “A gente se vê!” Assim, diz sempre Wânia, com alegria!


Para assistir aos episódios de Saberes em casa, clique neste link