Professora de Guarulhos lança e-book gratuito sobre dificuldade de aprender matemática

 

Com o objetivo de divulgar a discalculia para estudantes, familiares, professores, pedagogos e psicopedagogos, a professora Ana Maria Antunes, de Guarulhos, criou o e-book gratuito “Pedro não conhece os números. E agora?”, para tratar desse delicado tema.

Ela é psicopedagoga e trabalha com estudantes com discalculia há muito tempo. Explica que a discalculia é um transtorno de aprendizagem que influencia na aprendizagem da matemática em contextos sociais e educacionais.

O conto infanto-juvenil revela a história de Pedro, um estudante que apresenta as características da discalculia e que, por meio de sua amizade com Guilherme, supera as dificuldades encontradas em sua vida diária.

“Ouvimos muito sobre os transtornos relativos a leitura e escrita, bem como ao Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, bem como sobre a alfabetização (leitura e escrita). Com relação à matemática, ouvimos o quanto ela é difícil e chata. Pouco se ouve sobre discalculia, acalculia e ansiedade matemática. Está na hora de desmistificar essa herança cultural e entendermos os elementos que influenciam na apredizagem da matemática, sua utilidade prática e como ajudar estudantes que não conseguem aprender”, afirma.

Ana diz esperar que o livro chegue ao maior número de pessoas e ajude na questão de rótulos que o estudante carrega, por falta de informação da família e escola.

“Ao final da história eu apresento de forma simples o que é a discalculia, como ajudar, dicas de jogos e quais profissionais procurar para um diagnóstico correto”, completa.

Para baixar o e-book é só acessar o site dela.

Lá também são encontrados artigos sobre o tema e dicas de livros e e-books sobre ansiedade matemática, com preços promocionais. Ana sugere que os leitores do Click Guarulhos façam o download do e-book e pede que ajudem a divulgar.