Nova pesquisa CNN aponta empate técnico entre Pietá e Guti no limite da margem de erro

 

Reproduzimos reportagem do portal CNN Brasil, a respeito da pesquisa do instituto RealTime Big Data/CNN Brasil, divulgada nesta segunda-feira, 9/11.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/11/08/realtime-big-data-guarulhos-sp-eloi-pieta-e-guti-estao-empatados-tecnicamente

A pesquisa aponta que os candidatos Elói Pietá (PT) e o atual prefeito Guti (PSD) estão tecnicamente empatados nas intenções de voto para a Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo, com 32% e 26%, respectivamente, no limite da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.

Em seguida estão os candidatos Fran Correa (PSDB), 7%: Jovino Cândido (PV) e Adriana Afonso (PL), ambos com 2%.

Com 1% cada um aparecem: Eduardo Barreto (PROS); Rodrigo Tavares (PRTB); Wagner Freitas (PTB); Simone Carleto (PSOL); Professora Sandra Santos (PDT) e Professor Auriel (PCdoB).

A pesquisa identificou ainda 13% de nulos e brancos e 12% que não souberam responder.

Pietá avançou quatro pontos percentuais e Guti oscilou positivamente em um ponto em relação à pesquisa anterior, feita entre os dias 14 e 17 de outubro.

Pesquisa espontânea

Elói Pietá (PT), 23%, e Guti (PSD), 21%, estão empatados tecnicamente na pesquisa espontânea, quando se pergunta o candidato favorito do entrevistado sem apresentar uma lista de opções. Outros nomes foram mencionados por 3%.

Houve ainda 15% de brancos e nulos e 36% não souberam responder. Confira a lista das citações espontâneas:

Espontânea 

Elói Pietá (PT): 23%

Guti (PSD): 21%

Fran Correa: 2%

Outros: 3%

Nulo/branco: 15%

Não sabe: 36%

Guti e Elói Pietá empatam tecnicamente em rejeição

Em rejeição, ou seja, candidatos que o entrevistado disse que não votaria, Guti e Elói Pietá também empatam, dentro da margem de erro, com 38% e 33%, respectivamente. Nesta pergunta os entrevistados poderiam escolher quantas opções quisessem. Veja abaixo a rejeição por candidato (em %):

Rejeição 

Guti (PSD): 38%

Elói Pietá (PT): 33%

Fran Correa (PSDB): 14%

Jovino Cândido (PV): 13%

Wagner Freitas (PTB): 13%

Adriana Afonso (PL): 12%

Eduardo Barreto (PROS): 12% 

Professor Auriel (PCdoB): 12%

Professora Sandra Santos (PDT): 12%

Rodrigo Tavares (PRTB): 12%

Simone Carleto (PSOL): 12%

Dados da pesquisa

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação SP07846/2020. Foram entrevistadas 1.050 pessoas, por telefone, entre os dias 3 e 4 de novembro.

A margem de erro máxima é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95 vezes.

A pesquisa, amostral, é representativa da população do município com 16 anos ou mais. Ou seja: os entrevistados seguem um padrão semelhante ao da população total, respeitando-se a proporção por idade, região geográfica e sexo.