Em decreto que será publicado nesta quarta-feira, 16 de dezembro, no Diário Oficial, o prefeito Guti irá autorizar o comércio de rua de Guarulhos a ficar aberto até as 23h, com o objetivo de evitar aglomerações. Nos shoppings, o atendimento poderá ser por 24 horas.
A decisão foi anunciada em “live” do prefeito Guti na noite desta terça-feira, 15/12. Ele deixou claro que está facultando ao comércio funcionar até as 23 h, mas que cada comerciante irá decidir se quer ou não esticar o horário. Quanto aos shoppings, da mesma forma, ficam autorizados a funcionar ininterruptamente nesse período, mas caberá a cada administração a decisão de adotar ou não o horário expandido. No entendimento do prefeito e de sua equipe, com o horário limitado é maior a aglomeração e esticando o horário tende-se a espaçar a frequência do público, diminuindo a chance de contaminação pelo coronavírus.
Ele também afirmou que o decreto conterá as exigências e limitações para o funcionamento do comércio.
Posição do Sindicato dos Comerciários
Em manifesto assinado pelo presidente Walter dos Santos, o Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e Região divulgou que não se opõe ao funcionamento em horário expandido do comércio de rua e dos shoppings, para evitar aglomeração e risco de contágio com o vírus, bem como criar condições para que os integrantes da categoria tenham um reforço em seus ganhos.
Porém, enfatizou que ficará alerta para que sejam cumpridos todos os direitos trabalhistas, a começar pelo pagamento de horas extras, colocando-se à disposição para receber denúncias de abusos pelos empregadores.