Estudantes da Fatec São Caetano do Sul promovem a 12ª Global Game Jam

 

Começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31), a 12ª Global Game Jam – maratona promovida no Brasil pelo curso de tecnologia de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul. É a primeira vez que a GGJ acontece de forma virtual e as inscrições gratuitas ainda podem ser feitas durante o evento.

A maratona tem o objetivo de estimular os participantes a criarem jogos. “As jams possibilitam o desenvolvimento de habilidades como a colaboração, o trabalho em equipe com um tema específico e sob pressão, além do aprendizado de como administrar melhor o tempo”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec, Alan Carvalho.

Os inscritos reúnem-se em equipes e são desafiados a criar um game sobre um tema sugerido durante os cinco dias de evento. O professor Alan menciona ainda que a participação na maratona resulta também na criação de um jogo digital que pode incrementar o portfólio do participante.

Jogo da inclusão

A Global Game Jam de 2021 ganhou o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade no Setor de Games nas categorias Gênero e LBGTQIA+. A chancela, conferida pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), reconhece iniciativas que contribuem para a cultura do respeito e igualdade no ambiente acadêmico e na indústria brasileira de jogos digitais.

A Abragames já reconheceu outros eventos de games da Fatec SCS, o Games Day 2019 e o GameDev-Toolkit 2020, como eventos inclusivos. “Os selos reafirmam o trabalho de acolhimento que temos feito na Fatec para alcançar representatividade das minorias nos eventos do setor de games”, afirma Carvalho.

Os professores das Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são orientados a estimular a inclusão no ambiente acadêmico. Para ajudá-los a trabalhar essas questões, o Centro Paula Souza (CPS) publicou há dois anos o Guia de Comunicação Inclusiva. O objetivo da publicação é contribuir para um clima saudável nas escolas com base princípios como inclusão social, racial e de gênero.

A publicação esclarece quais expressões devem ser evitadas para combater o preconceito e estereótipos, além de elucidar o significado de siglas e expressões usadas frequentemente de maneira errônea. O Guia recebeu Certificado de Excelência na edição de 2019 do SABRA Awards Latin America, na categoria Educação Pública.

Serviço:

12ª Global Game Jam

Data: 27 a 31 de janeiro

Horário: das 19 horas do dia 27 às 17 horas do dia 31

Inscrições: site do evento