Projeto Capoeira Cultura para Todos oferece aulas online e gratuitas a crianças, jovens e adultos

 

Até o final do mês de junho, às segundas, quintas e sextas às 20h, terças às 19h30 e quartas às 21h20, o projeto Capoeira Cultura para Todos oferece aulas inteiramente gratuitas e online de capoeira para crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos. Para participar os interessados devem se inscrever no endereço https://metodo0.kpages.online/projeto_cct e acompanhar as aulas pelo aplicativo Zoom.

Idealizado por Thiago Roberto, o mestre Pé de Vento, Capoeira Cultura Para Todos é um dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (Funcultura), realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Além de aulas de movimentação, acrobacias, exercícios de agilidade, brincadeiras e fundamentação da musicalidade, o projeto também promove estudos sobre o desenvolvimento da capoeira e sua origem no Brasil, suas histórias e curiosidades.

Dentre os benefícios dessa prática esportiva para a saúde é possível destacar desenvolvimento corporal e mental, readequação social, coordenação motora, qualidade física e psicológica e conhecimento da história do país, sem deixar de mencionar a tomada de iniciativas e criatividades, percepções, autocontrole, apreensão rítmica e autoestima como valiosos diferenciais.

A capoeira e a cultura brasileira

A capoeira é um dos elementos mais representativos da cultura brasileira, com grande divulgação da língua portuguesa falada no Brasil no exterior. Ela surgiu da necessidade de clamar e buscar por libertação e, desde a sua origem em tempos de escravidão até os dias de hoje, é uma grande ferramenta de expressão da sociedade brasileira.

O processo de educação por meio da cultura brasileira é de grande importância, considerando o referencial das origens e identidade do povo brasileiro, tornando as pessoas éticas e morais.