Especialista incentiva a autonomia das crianças e relaciona as tarefas que elas podem fazer

 

Segundo a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, as crianças são mais capazes de realizar tarefas do que os pais imaginam. “Não devemos fazer aquilo que as crianças podem fazer sozinhas. Os pais precisam ajudar as crianças e incentivá-las. As crianças podem e conseguem fazer as coisas mais do que nós mesmos acreditamos e pensamos”, explica.
Para neuropsicopedagoga, os pais e professores precisam estimular as funções executivas na primeira infância. “É fundamental trabalhar organização e controle inibitório com as crianças de 3 a 5 anos. É necessário treinar as crianças a pensarem antes de falar ou agir e também ensinar as crianças a autoregulação, pois é muito mais eficaz ensinar como se controlar do que tentar controlá-las. Também orienta os pais a trabalharem a flexibilidade nas crianças. Elas precisam, ainda pequenas, a aprender a lidar com mudanças repentinas e descobrir soluções alternativas para seus problemas”, ressalta.
De acordo com Lidiane, a autonomia gera autoconfianca. “Desenvolver autonomia das crianças é muito importante para o futuro delas. Quando a criança ajuda na tarefa de casa, ela se sente útil e capaz. As crianças precisam ouvir “Isso é de sua responsabilidade.” seja dos professores ou dos pais. Quanto maior for o número de tarefas que os pais deixarem as crianças realizarem, maior é o grau de confiança que elas vão sentir de si mesmas.”
Lidiane Leite orienta que os pais devem observar seus filhos em casa e procurar ajuda de um profissional caso seja identificado um atraso motor significativo. “É muito importante prestar atenção e observar a criança na. E se os pais notarem um atraso motor significativo, procurar um terapeuta ocupacional ou um psicomotricista para realizar uma avaliação motora o mais rápido possível.”
A neuropsicopedagoga Lidiane Leite revela algumas atividades e tarefas de acordo com a idade da criança
Crianças de 01 anoEmpurra braços e pernas através das mangas e pernas das calças
Tira os sapatos e meias

Crianças de 02 anos
Desabotoa botões grandes
Puxa as calças para cima
Puxa as calças para baixo
Tira roupa independentemente

Crianças de 03 anosCalça sapatos correspondente em cada pé
Veste camiseta
Começa abotoar botões grandes
Puxa o zíper para baixo e para cima depois de fechado
Usa bem colher
Usa garfo para espetar alimentos
Levanta copo com uma mão com dificuldade
Abre e fecha zíper e abre e fecha também velcro
Pedala triciclo

Crianças de 04 anos
Levanta copo com um mão sem dificuldade
Encaixa zíper
Abotoa botões menores
Sobe desce as escadas sem apoio
Coloca as meias
Utiliza tesoura e segura pincel
Consegue regar as plantas
Guarda seus brinquedos

Crianças de 05 anos
Utiliza garfo para grãos, derrubando um pouco.
Corta com dificuldade alimentos macios
Se veste sozinho sem ajuda
Sabe da nó
Colore as figuras dentro dos limites
Toma banho com supervisão
Escolhe suas roupas

Crianças de 06 anosAmarra os sapatos
Usa garfo com sucesso
Usa faca com sucesso
Completa todos os fechos de roupa ( ganchos, fivelas, zíperes e botões)

Crianças de 7-8 anosTomar banho sem supervisão
Consegue lidar com pequenas quantidades de dinheiro
Ajuda a tirar e por a mesa
Guarda as compras do mercado
Consegue lavar e secar louça
Tira o lixo

 ”Os filhos são como navios. Navios não são construídos para ficarem no porto, mas para navegarem e para navegar é preciso soltar as amarras”, finaliza a neuropsicopedagoga Lidiane Leite.