Inteligência artificial robotizada informa gastos com impostos via Alexa e Google Home

 

A tecnologia tem proporcionado a praticidade da inteligência artificial, somada aos comandos de voz, tornando nosso dia a dia mais eficiente, seja em casa ou no trabalho. Nesse contexto, ações como procurar a playlist do cantor favorito, fazer ligações para os seus contatos, acender e apagar as luzes da sala ou ouvir o resumo das notícias do dia podem ser feitas por meio da Alexa, assistente virtual da Amazon que obedece a comandos de voz, ou do Google Home, seu concorrente direto.

Além dessas habilidades (skills) mencionadas, esses assistentes virtuais podem realizar diversas outras tarefas. Entre elas, há uma novidade desenvolvida pela software house guarulhense Finger Digital: O Impostômetro Brasil.

Por meio dessa skill, que já está disponível para ser utilizada pelos usuários da Alexa, a pessoa saberá, em poucos segundos, o valor pago em impostos pelos brasileiros desde o primeiro dia de 2021, de acordo com dados extraídos de fontes oficiais por meio de robotização.

A tecnologia que utiliza a nova inteligência artificial pode ser customizada de acordo com a necessidade da informação ou ação, pública ou para uma corporação.

Para Ricardo Botega, CEO da Finger Digital, adicionar tal habilidade na assistente virtual é de extrema importância no momento em que vivemos, pois o brasileiro possui muitas dificuldades em mensurar quais tributos são pagos e o quanto eles impactam, de fato, na renda familiar. A informação dá autonomia para ele exercer o papel de cobrança de direitos.

“As soluções de inteligência artificial desenvolvidas pela Finger Digital ajudam o mercado corporativo com eficiência e redução de custos, já que elas podem executar qualquer ação robotizada. Ao instalar a skill na Alexa e executar o comando de voz ‘Impostômetro Brasil’, o usuário recebe em áudio o valor oficial, o mesmo exibido no telão externo da Associação Comercial de SP, de forma rápida e direta”, explicou Ricardo.

Vacinômetro

Em paralelo a esse projeto, a Finger Digital também desenvolveu o “Vacinômetro SP”, skill ainda sem data de lançamento, mas que revelará em tempo real o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Estado de São Paulo.

“Estamos em meio a uma das crises sanitárias mais severas de todos os tempos. A Covid-19 colapsou o sistema de saúde em várias cidades do mundo, inclusive no Brasil, e também prejudicou muito a economia, o que provocou o fechamento de diversas empresas e gerou demissões em massa. Por isso, quanto mais informações corretas em relação ao coronavírus e ao cenário econômico forem divulgadas, melhores serão as condições de as pessoas enfrentarem a situação”, disse Ricardo.

Ainda de acordo com ele, ao disponibilizar essas skills para os usuários de assistentes virtuais, a Finger Digital mostra que tais aparelhos podem, também, desempenhar uma função social fundamental nos dias de hoje.

“Atualmente, poucas coisas são mais valiosas do que receber informações confiáveis, a qualquer momento, e sem nenhum tipo de complexidade. Chega de fake news e de acreditar em dados que chegam pelo WhatsApp, por meio de fontes duvidosas. Basta um comando de voz para ficar bem informado sobre temas tão essenciais como saúde e economia, com a certeza de que aquele conteúdo é verídico”, completa.