Segunda dose começa a ser aplicada no Bosque Maia

 

A Reportagem do Click Guarulhos esteve acompanhando os preparativos para a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, no Bosque Maia, na manhã desta segunda-feira, 1/3.

Estão sendo atendidos ali os idosos com 90 anos ou mais que receberam a primeira dose há algumas semanas. E também os profissionais da Saúde que foram imunizados com a primeira dose, exceto os que trabalham em UBSs, que receberão a segunda dose nos respectivos locais de trabalho.

Os idosos com 90 anos ou mais podem receber a segunda dose dentro dos carros, pelo sistema drive-trhu. Foram formadas três filas de carros na avenida Paulo Faccini. A exemplo da primeira dose, as maiores filas devem ser hoje, primeiro dia, devido à ansiedade e ao temor de ficar sem vacina. Do segundo dia em diante, a tendência é ter menor procura. A Secretaria da Saúde garante que as vacinas de todos que receberam a primeira dose estão reservadas e que todos serão imunizados.

Idosos com mais de 90 anos que chegam a pé ao Bosque Maia são colocados junto com os profissionais da saúde idosos ou que tenham comorbidades ou algum fator médico que os inclua entre prioritários. Para maior comodidade, foram colocadas cadeiras ao longo da grade do Bosque, até certo ponto. Há outra fila, bem maior, dos profissionais da saúde mais novos.

Servidores da Saúde fazem triagem nas filas e já vão identificando as pessoas para verificar se atendem os requisitos para receber a segunda dose. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de que recebeu a primeira dose.

O Bosque Maia permanecerá fechado ao público enquanto houver doses da vacina para serem aplicadas.



IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS

Já os idosos com 80 anos ou mais começam a ser vacinados também nesta segunda-feira, porém em sete UBSs e em uma escola municipal. Não serão imunizados no Bosque Maia nesta semana. A primeira dose que receberão é da vacina da AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, cuja segunda dose deve ser aplicada depois de três meses.

Esse público deve apresentar documento com foto e, se possível, o Cartão SUS e CPF. Recomenda-se também levar um comprovante de residência.

Os locais de vacinação para quem tem 80 anos ou mais são os seguintes:

UBS Ponte Grande (rua Oswaldo Agostinho, 17, Ponte Grande); 
UBS Cecap (rua Professora Maria Del Pilar Munhoz Bononato, 78, Parque Cecap); 
UBS Morros (rua Delmiro, 299, Jardim dos Afonsos); 
UBS Inocoop (rua Elias Dabarian, 310, Inocoop); 
UBS Carmela (avenida Serra da Mantiqueira, 585, Vila Carmela); 
UBS Uirapuru (estrada Velha Guarulhos-São Miguel, 992, Jardim Santa Helena); 
UBS Jurema (rua Primeira Cruz, 104, Parque das Nações);
EPG Lino Ferreira de Oliveira (rua Maria Luísa Périco, 263, Jardim Acácio).