Acadêmicos de Guarulhos visitam secretário de Cultura

 

Membros da Academia Guarulhense de Letras visitaram na terça-feira, 2, o secretário de Cultura de Guarulhos, professor Jesus Roque Freitas, que também é o vice-prefeito. O objetivo do encontro, realizado na sede da Secretaria, no bairro do Macedo, foi estreitar o relacionamento da Instituição, fundada em 1978, com o Poder Executivo. Estiveram presentes os escritores Valdir Carleto, Mauro dos Santos Oliveira, Bosco Maciel, Teresinha Silva Maltez de Souza, Jandilisa Grassano e José Augusto Pinheiro.

O presidente da AGL, Valdir Carleto, presenteou o secretário Jesus com a mais recente edição (2020) da Revista da AGL. Como reciprocidade, recebeu deste um exemplar do manual do Programa Agentes de Leitura, parceria dos governos Federal e Municipal. Nas próximas semanas representantes da Academia irão compartilhar o seu conhecimento com os agentes, que irão promover atividades de incentivo à leitura em seus bairros.

Valdir Carleto, presidente da AGL, e o secretário de Cultura, Prof. Jesus

“O ex-secretário de Cultura Vitor Souza esteve presente em algumas de nossas reuniões mensais, antes da pandemia, e buscou aproximar-se das causas acadêmicas. Nós esperamos que o senhor (professor Jesus, secretário) esteja conosco tão logo voltemos à normalidade dos encontros em nossa sede, na Vila Galvão”, disse o presidente Valdir. O secretário Jesus mostrou-se bastante interessado em conhecer as atividades da AGL. “Vou envidar os meus melhores esforços para que a Academia possa implementar os seus projetos culturais”, afirmou.

Entre os planos da nova gestão da AGL está o de levar saraus que costumam ser realizados em escolas estaduais também a rede municipal, incluindo escolas e CEUs.

“É uma forma de incentivar os jovens ao hábito da leitura e para que escrevam também. Em vários saraus, adolescentes vencem a timidez e se colocam à frente para mostrar poemas que estavam ocultos. Cremos que esta é uma das principais tarefas da Academia Guarulhense de Letras”, enfatizou Valdir Carleto.

Para saber mais sobre a AGL: