quarta-feira, 10 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADEColuna do Carleto comentando a política de Guarulhos

Coluna do Carleto comentando a política de Guarulhos

 

TAREFA DE HÉRCULES

O presidente da Câmara Municipal, Martello, está entre a cruz e a espada, precisando atender o que recomenda o Ministério Público, de cortar gastos, e enfrentando resistência dos vereadores, que não querem abrir mão de 15 assessores cada um. Os edis argumentam que precisam dos assessores para dar atendimento aos eleitores nos bairros. Já o MP entende que são muitos os cargos de livre provimento.

JÁ TIVERAM BEM MENOS

Em 1988, reeleito como vereador, o petista Elói Pietá teve apoio do recém-eleito Paschoal Thomeu, contra Fausto Miguel Martello, para a Presidência da Câmara. Uma das tarefas de Pietá foi reduzir o número de assessores. Não me lembro quantos eram, mas cada vereador passou a ter apenas quatro assessores na época. E o mundo não parou de girar…

PRIMEIRO, OS MEUS DIREITOS

O fato é que vereadores são eleitos para representar o povo, mas, para terem apoio na eleição, assumem compromisso de nomear um monte de gente. Quem paga a conta? O povo. Por isso, além de não quererem cortar na própria carne determinados direitos no Legislativo, ainda aliam-se ao Executivo, esperando nomear apaniguados também na Prefeitura. Não por acaso, a maioria passa longe do papel de agentes fiscalizadores.

JÁ DIZIA RAUL SEIXAS…

“Tem que ter uma boa explicação…”. O prefeito Guti e o secretário da Saúde, José Mário Stranghetti Clemente, têm se cansado de responder às mesmas perguntas: “Por que o hospital de campanha foi desativado?”, “Por que não põem para funcionar novamente um hospital de campanha, se a pandemia se agravou tanto agora?”

A RESPOSTA

José Mário explica que em março de 2020, quando a pandemia começou, a imensa maioria dos pacientes precisava de leitos de enfermaria; poucos necessitavam ir para uma UTI. O hospital de campanha do Cecap tinha poucos leitos para pacientes graves. Agora, ao contrário, é alto o índice dos que precisam de UTI e não seria possível pôr para funcionar um hospital de campanha bem equipado, até porque também faltaria pessoal para trabalhar nele. Sem contar que é muito caro sustentar uma estrutura como aquela.

POR QUE NÃO NO PIMENTAS?

Muitos perguntam também por que a gestão Guti preferiu gastar dezenas de milhões de reais em um hospital de campanha, em vez de colocar os equipamentos necessários para utilizar os andares vazios do Hospital Pimentas-Bonsucesso. A resposta é que a solução precisava ser imediata, não dava para esperar a compra dos equipamentos, nem a contratação emergencial de pessoal.

MESMO DILEMA

O prefeito enfrenta situação parecida com a do presidente Martello: teve de exonerar cerca de 1.200 comissionados, porque a Justiça entendeu que a criação dos cargos havia sido inconstitucional; e precisa criar de forma legal pelo menos parte desses cargos, gastando menos do que antes. Com isso, tem de desagradar parte de sua base de apoio na Câmara e fica mais difícil ter a adesão de um ou outro vereador da oposição.

ENTÃO É ISSO!!!

É unânime a opinião que a cidade está bem mal conservada, suja, com mato alto, buracos, entulho acumulado… Muitos servidores idosos, da Prefeitura e da Proguaru, estão afastados por causa da covid. Dá a impressão que eles eram fundamentais para o bom andamento do serviço e que os mais jovens estão trabalhando contra a vontade. Tomara que eu esteja errado.

UFA!

Começará a funcionar no dia 22 de março a nova Zona Azul para quem estaciona nas ruas de Guarulhos. Finalmente! Já pensou quanto dinheiro a cidade perdeu nesse tempo todo? Espera-se que o novo sistema seja mais interativo e prático para usar, facilitando a localização das vagas disponíveis. E que, por algum tempo, haja uma tolerância, pois boa parte dos motoristas perdeu o hábito de ter de pagar para usar vagas nas ruas.

Valdir Carleto

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

AEG promove workshop de finanças focado nas matrículas para 2023

Para quem empreende na educação o ano de 2023 já começou. Pensando em apoiar os gestores de escolas para alcançarem os melhores resultados no...

Instituto PROA abre 150 vagas para curso gratuito de capacitação profissional em tecnologia e...

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) até 2025 o Brasil terá uma demanda por 797...

Lei Maria da Penha completa 16 anos neste domingo

A Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha que criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a...

Pfizer pediátrica passa a ser concentrada nos polos de Coronavac a partir desta sexta-feira

Devido ao não envio de novas vacinas da Pfizer pediátrica ao município, a partir desta sexta-feira (5) as doses do imunobiológico estarão concentradas nos 41...

Palestra gratuita sobre educação financeira pode interessar a aderentes ao PDV municipal

Educação financeira é um assunto para todas as idades, mas principalmente para aqueles que querem envelhecer com tranquilidade e segurança. Planejar nossa vida futura...