Com a locação de 14 leitos de UTI e outros 13 de enfermaria, no hospital Neurocenter, da Vila Augusta, e mais dez instalados pelo governo do Estado no hospital Padre Bento, a ocupação dos leitos para pacientes com maior gravidade, caiu de 100% no domingo, para 95,8% na segunda-feira e para 85,4% nesta terça-feira. O custo diário da locação é de R$ 2.149 por leito de UTI/dia e de R$ 1.500 por leito de enfermaria, conforme tabela definida pelo Ministério da Saúde. Só são pagos os leitos que estejam sendo ocupados.
Embora seja uma boa notícia, é imprescindível manter todos os cuidados para evitar novas contaminações, porque é muito rápido para atingir novamente o colapso se não forem seguidas as recomendações médicas e sanitárias.
Nesta terça-feira, vários hospitais de grande porte requisitaram leitos de UTI ao governo estadual e a Prefeituras, porque estão com toda sua capacidade ocupada.
Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta terça-feira (16/03/2021):
Casos confirmados – 49.162
Total de recuperados – 46.187
Total de óbitos – 2.237 confirmados e 13 em investigação
Taxa de cura – 93,95%
Taxa de letalidade – 4,55%
Taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos: 85,4%
Taxa de ocupação de leitos de enfermaria em hospitais públicos de Guarulhos: 80,8%
Taxa de ocupação de UTIs da Grande São Paulo: 90,5%*disponibilidade conforme sistema Cross
Total acumulado de doses contra a Covid-19 no Vacivida: 76.823(Fonte: Vacivida. Dados provisórios sujeitos a alteração).

