Permissão de CNH para emitir certificado digital aumenta atendimento por videoconferência

 

Em meio à pandemia de coronavírus, com o aumento das restrições de circulação de pessoas, o governo federal aprovou as novas regras para a emissão primária de certificados digitais por videoconferência. Uma das principais mudanças estipuladas pela Instrução Normativa nº 5 de 22 de fevereiro de 2021, e que vigora desde o último dia 1º de março, é a que permite o usuário utilizar a sua carteira de habilitação para obter o certificado digital.

Referência em emissões de certificados digitais, a AR Ritacco (empresa do Grupo Ritacco que foi a primeira autoridade de registro do país a adotar o procedimento de forma 100% remota) já disponibiliza o serviço, de maneira presencial ou digitalmente. No mês passado, 28% das emissões de certificados digitais pela empresa foram por videoconferência. Depois que a nova lei entrou em vigor, permitindo a emissão somente com a CNH, este número saltou para 84%.

De acordo com Rafaella Ritacco, head da empresa, a possibilidade de emitir certificados digitais remotamente, a partir da CNH, aumenta a capilaridade da empresa. “Isso permite que façamos atendimentos de pessoas de outras cidades e de outros estados, algo que já vem acontecendo, inclusive”, disse. “Mas agora, com o agravante da quarentena e aprovação da legislação, essa demanda cresce e estamos preparados para atendê-la”.

A ferramenta exclusiva para o atendimento 100% online na emissão dos certificados digitais (o programa onboard UniDoc) foi desenvolvido sob demanda pelo Grupo ForRisk para a AR Ritacco. “As Autoridades Certificadoras (ACs) já têm suas ferramentas. Mas, entre as autoridades de registro, nós fomos os primeiros a realizar todo o processo de emissão online, já que desenvolvemos uma plataforma própria, que tem toda segurança sobre os dados dos clientes”, explicou.

Serviço essencial

De fato, o atendimento remoto se torna ainda mais relevante diante das restrições impostas no combate à Covid-19. Os colaboradores do Grupo Ritacco, por exemplo, estão trabalhando em sistema home office, atendendo presencialmente somente em um dia da semana (às sextas-feiras), com o horário reduzido e agendado previamente com os clientes.

Os serviços prestados pela AR Ritacco são considerados essenciais, já que setores como o de alimentos e saúde, por exemplo, precisam do certificado digital para emitirem suas notas fiscais eletrônicas. Por isso, o grupo poderia manter os atendimentos presenciais mesmo nesta fase emergencial no Estado de São Paulo, a mais restritiva de todas até agora. No entanto, para preservar a saúde dos colaboradores, a AR Ritacco decidiu implantar o teletrabalho.

“Vale ressaltar que só conseguimos emitir certificados digitais remotamente para pessoas que possuem CNHs emitidas a partir de 2017 ou que já tenham o cadastro biométrico. Os demais terão que agendar uma visita à nossa sede ou solicitar um atendimento em domicílio”, completou Rafaella. 

Certificado Digital

O certificado digital, em outras palavras, funciona como uma carteira de identidade virtual. O documento fica armazenado em tokens, cartões com chip, computadores, dispositivos móveis ou na nuvem.

A partir do certificado, pessoas físicas e jurídicas podem enviar assinaturas eletrônicas de documentos e realizar transações online de maneira prática, rápida e segura.

Serviço

Emissão de certificados digitais por videoconferência

Pelos telefones: (11) 2440-5600 / (11) 95328-2905