Ocupação de leitos de UTI em Guarulhos fica pouco abaixo de 90%

 

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal desta quinta-feira (18/03/2021):

  • Casos confirmados – 49.337
  • Total de recuperados – 46.309
  • Taxa de cura – 93,86%
  • Total de óbitos – 2.258 confirmados e 15 em investigação
  • Taxa de letalidade – 4,58%
Taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos de Guarulhos: 89,7%
  • Taxa de ocupação de leitos de enfermaria em hospitais públicos de Guarulhos: 86,6%
  • Taxa de ocupação de UTIs da Grande São Paulo: 90,7% *disponibilidade conforme sistema Cross
  • Total acumulado de doses contra a Covid-19 no Vacivida: 79.364 (Fonte: Vacivida. Dados provisórios sujeitos a alteração).

É imprescindível que toda a população mantenha as precauções, pois do atual percentual de ocupação de leitos a atingir o colapso, basta que mais algumas pessoas sejam infectadas, o que é preciso evitar a qualquer custo, para que não aconteça em Guarulhos o que já está ocorrendo em muitas cidades, de pessoas morrerem enquanto esperam por uma vaga de UTI.

Importante:

As crianças são quase todas assintomáticas, mas podem transmitir o vírus aos adultos. Por isso, é importante que, ao brincarem umas com as outras, todos os cuidados também sejam tomados, se possível com o uso de máscaras, evitar colocar as mãos na boca, nos olhos ou no nariz e que, após brincar, lavem as mãos com água e sabão ou passem álcool 70 em gel.

Nas últimas semanas, com a vacinação, o índice de infecção e de mortes de idosos com mais 80 anos caiu. No entanto, aumentou consideravelmente o índice de jovens contaminados, inclusive com muitos deles e até crianças morrendo por consequências da covid-19.

Vacinação de idosos

Começa nesta sexta-feira nas UBSs de Guarulhos a vacinação de idosos com 72 anos ou mais que tenham se cadastrado. Só devem ir à UBS aqueles que forem chamados. Os demais devem aguardar que a UBS mais próxima de sua residência entre em contato. A vacinação dessa faixa etária continua no sábado e pode se estender a partir de segunda-feira, enquanto houver doses disponíveis.

O cadastro de pessoas com 60 anos ou mais deve ser feito pela internet utilizando o link bit.ly/VacinaGru
Pode ser feito também pelo telefone 4968-8870. Este número é exclusivo para o cadastro da vacina contra a covid de quem tem 60 anos ou mais: não deve ser utilizado para pedidos de informações. Não há ainda datas previstas para a aplicação de vacinas a quem tem 71 anos ou menos.