Campanha nacional da Justiça do Trabalho foca impactos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores

 

Neste mês, o TRT da 2ª Região participa da campanha “Em conjunto – A construção do trabalho seguro depende de todos nós”, promovida pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho. A iniciativa faz parte das ações relativas ao “Abril Verde”, mês de conscientização da saúde e da segurança no trabalho, e tem por objetivo valorizar a saúde mental dos profissionais por meio do esforço e do envolvimento coletivos.

Dados do INSS demonstram aumento de 20% na concessão de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez por conta de transtornos mentais em 2020 quando comparado a 2019. Diante desse cenário, a campanha se volta para para as mudanças promovidas no ambiente de trabalho por conta do novo coronavírus, especialmente os impactos causados pela pandemia na saúde mental dos trabalhadores. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os tribunais regionais do trabalho realizam ações de conscientização durante todo o mês.

O TRT-2 publicará um vídeo de apresentação da campanha e, ao longo do mês, outros vídeos e posts em seus canais de comunicação. Serão abordados temas como transtornos mentais, desafios da pandemia, instabilidade emocional pelo excesso de informação, trabalho decente, entre outros. No dia 12, será feita uma enquete com o público das redes sociais e, no dia 26, será reproduzido um programa especial da TV Justiça com profissionais da saúde. A campanha se encerrará no dia 28, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Nesta data, está prevista uma live com a desembargadora Ivani Bramante, às 16h no Instagram do TRT-2, sobre trabalho seguro.

Para saber mais sobre as ações da Justiça do Trabalho de São Paulo, acompanhe os canais oficiais da 2ª Região na internet.

www.trtsp.jus.br
instagram.com/trtsp2
youtube.com/trtsp2
facebook.com/trtsp2
linkedin.com/company/trtsp2
twitter.com/trtsp2