Guarulhos faz atendimentos de saúde em ação social da Pastoral do Povo da Rua

 

No domingo  (11) profissionais do Consultório na Rua do SUS e do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria da Saúde realizaram 132 atendimentos durante uma ação social da Pastoral do Povo da Rua, promovida das 8h às 12h no espaço externo da Igreja do Rosário (Centro). Além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, psicóloga e apoio administrativo, também participaram da iniciativa alunos da Residência Multiprofissional da Atenção Básica das áreas de psicologia, odontologia e enfermagem.

Dentre as atividades assistenciais ofertadas destacam-se a busca ativa por pessoas com sintomas respiratórios, avaliação de sinais e sintomas, testes rápidos de HIV e hepatites virais e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Do total de 64 exames realizados nenhum caso de IST foi detectado.

Já a Pastoral do Povo da Rua ofereceu alimentação a todos, incluindo café da manhã e almoço, bem como cuidados de higiene pessoal, com distribuição de kits, realização de corte de cabelo e disponibilização de banho com a inauguração de um carro específico para esta finalidade pela pastoral, além do veículo Banho de Amor, que já acompanhava a ação nas edições anteriores. Cada um deles conta com dois chuveiros masculinos e femininos e todos os atendidos recebem roupas limpas. “É um trabalho muito lindo”, resume Roberta Rocha Andrade, uma das participantes do evento.