quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUECovid-19: contágio não garante aos jovens imunidade para reinfecção

Covid-19: contágio não garante aos jovens imunidade para reinfecção

 

O contágio do novo coronavírus oferece alguma proteção à população jovem, mas não garante completa imunidade contra uma reinfeção, segundo estudo publicado nessa quinta-feira (15) na revista científica The Lancet Respiratory Medicine.

A pesquisa, com base em dados de mais de 3 mil elementos saudáveis dos Marines norte-americanos, a maioria homens entre 18 e os 20 anos, concluiu que, ainda que se desenvolvam anticorpos após a recuperação da covid-19, é conveniente receber a vacina de modo a estimular a resposta imunitária e evitar reinfeções.

Para o estudo, desenvolvido entre maio e novembro de 2020, os recrutas fizeram uma quarentena de quatro semanas antes de regressar aos treinos, realizaram testes para detectar anticorpos e contágios e preencheram um questionário sobre sintomas de covid-19, entre outros dados médicos.

De acordo com a pesquisa, de tipo ‘observacional’, 19 jovens, (10%) de 189 que já tinham superado a covid-19, ficaram novamente infectados, enquanto no grupo dos que não tinham contraído o vírus, com 2.247 recrutas, contagiaram-se posteriormente 1.079, quase metade.

Os autores da pesquisa constataram que os jovens que nunca tinham estado infectadas com o novo coronavírus tinham cinco vezes mais risco de se contagiarem, do que aqueles que já tinham contraído a doença, ainda que os últimos não fossem completamente imunes.

Os pesquisadores mostram que os jovens reinfectados tinham menos anticorpos do que aqueles que não voltaram a contrair o vírus, e a sua carga viral era dez vezes mais baixa do que a dos recrutas que tinham ficado infectados pela primeira vez.

Segundo eles, isso significa que algumas pessoas reinfectadas podem transmitir o vírus, ainda que seja uma conclusão que, advertem, requer mais investigação para ser confirmada.

“À medida que as campanhas de vacinação vão ganhando impulso, é importante lembrar que, apesar de uma infecção prévia por covid-19, os jovens podem contrair o vírus novamente e transmiti-lo a outras pessoas”, afirma, em nota um dos autores do estudo, Stuart Sealfon, da Escola de Medicina Icah, de Monte Sinai, nos Estados Unidos.

*com informações da agência brasil

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

AconteCEU nas Férias tem programação divertida para crianças a partir desta segunda (11)

Brincadeiras populares, jogos adaptados, atividades culturais, esportes e muita animação. A partir desta quarta-feira (6) a Prefeitura de Guarulhos abre as inscrições para o...

Conservatório de Guarulhos apresenta recital com alunos do curso de trompas

Na próxima quarta-feira (6), às 19h30, alunos do curso de trompa do Conservatório Municipal de Guarulhos apresentam recital com repertório clássico e popular no...

Vila Fátima ganha o 17º polo da Academia na Praça 60+ de Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou oficialmente nesta terça-feira (5) o 17º polo da cidade da Academia na Praça 60+, situada na praça Francisco Martins...

Click Guarulhos explica novas regras de atendimento no INSS

Os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento. As mudanças passaram...

Via Rápida oferece 50 mil vagas em cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo está com 50 mil vagas abertas para cursos online de qualificação profissional do Via Rápida. As...