Deputados passam sob a catraca do Hospital Geral de Guarulhos para fiscalização-surpresa; Secretaria da Saúde reclama

 

Os deputados estaduais Arthur do Val (Patriota), conhecido como Mamãe Falei, e Ricardo Mellão (Novo), além do deputado federal Kim Kataguiri (Democratas) estiveram pouco antes das 16h da sexta-feira, 16/4, no Hospital Geral de Guarulhos, para uma fiscalização-surpresa, tendo em vista o encaminhamento de emendas com verbas para a unidade.

Diante da recusa para que pudessem entrar de imediato, Arthur do Val passou sob a catraca de controle, incentivando os demais a fazer o mesmo, inclusive a equipe de fotografia e filmagem.

Percorreram áreas do hospital, que estava com 60 pacientes internados com casos graves de covid, 33 dos quais em UTIs.

NOTA DA SECRETARIA DA SAÚDE

Em nota, a Secretaria da Saúde estadual queixou-se: “A Secretaria de Estado da Saúde lamenta a postura dos parlamentares que invadiram o Hospital Geral de Guarulhos, colocando em risco pacientes e profissionais de saúde ao promover aglomeração e circular por áreas restritas para atendimento à população, em especial casos graves da Covid-19. A postura destoa do que é esperado de autoridades públicas, que deveriam ser exemplo e zelar pela segurança de todos.”

EXPLICAÇÕES DO DEPUTADO ARTHUR DO VAL

Diante da repercussão, o deputado Arthur do Val postou vídeo nas redes sociais, qual explica sua atitude. Afirma que após a reação inicial foi atendido pela direção do hospital, que, segundo afirma, acompanhou a comitiva por todo o tempo e orientou em quais áreas não poderiam circular. Ele disse que não entraram na área de covid e nada encontraram de irregular. Ao contrário, conferiu estoque de medicamentos para intubação e ao final parabenizou o trabalho que ali vem sendo desenvolvido, pedindo aos que estavam com ele para aplaudir os profissionais. Sem explicar por que não aguardaram que a direção do local viesse recebê-los, preferindo passar sob a catraca, disse: “Mostramos como deve ser feita uma fiscalização, sem violência, com respeito…”.

Segue o vídeo postado pelo deputado no Facebook. O vídeo da visita não havia sido postado quando foi redigida esta matéria.