Semana do Trabalho: Grupo Ritacco investe na formação de jovens talentos

 

O Grupo Ritacco, empresa guarulhense focada em oferecer soluções inovadoras relacionadas ao mercado de seguros, destaca-se por dar oportunidades a jovens talentos. Desde a sua fundação, no ano de 1987, a corporação possui como um dos seus objetivos investir em profissionais promissores e tem obtido ótimos resultados.

CEO da Corporate Health – empresa do Grupo Ritacco –, Matteo Ritacco afirmou que esta preocupação da empresa em ser uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho, mais do que gerar benefícios à própria corporação e aos profissionais, também é uma forma de fortalecer os setores produtivos como um todo.

“É impossível um jovem se desenvolver sem ter chances. Quanto mais experiência ele adquire no início da carreira, melhor profissional ele se tornará no futuro. E, de maneira geral, o Brasil precisa de trabalhadores qualificados para se desenvolver economicamente”, pontua.

Ainda de acordo com Matteo, por esse e outros motivos, o Grupo Ritacco, na Semana do Trabalho (comemorado no próximo sábado, dia 1º/05), reforça a importância da captação de jovens talentos nos cursos técnicos e na academia para transformá-los em ótimos profissionais. “A capacitação, com certeza, ajudará a reduzir o déficit que há em nosso país”, ressalta.

Segundo uma matéria da Rádio Jovem Pan, das quase 12 mil vagas oferecidas em mutirões de empregos pelo Brasil, entre 2017 e 2019, 60% não foram preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. “É o tipo de problema que precisamos tentar solucionar”, afirma Matteo. 

Bons frutos

No seu atual quadro de colaboradores, o Grupo Ritacco conta com a agente de registro Isabela Gentil, de 22 anos, dos quais 1 ano e meio trabalha na empresa. “Comecei como estagiária e sem nenhuma experiência na área de certificação digital. No entanto, com o incentivo do Grupo Ritacco, eu me capacitei e hoje atuo como agente de registro”, diz.

Isabela afirmou ser muito feliz e grata pela oportunidade dada pela empresa, além de ter destacado que se sente valorizada. Segundo ela, o grupo oportuniza que seus colaboradores cresçam internamente.

“Ser efetivada em um momento delicado da economia, como estamos passando, só comprova o compromisso do Grupo Ritacco com o futuro dos funcionários. Com certeza, vou sempre levar a persistência e a positividade da empresa para minha vida pessoal e profissional”, conclui Isabela.

Para Matteo, além de contribuir com o mercado de trabalho como um todo, inserindo esses novos talentos no cenário profissional, mesmo em um momento de crise por conta da pandemia, as iniciativas do Grupo Ritacco valorizam aqueles jovens que corroborem com os valores defendidos pela empresa. “Nós buscamos encontrar nesses profissionais os valores que eles tenham e que estejam alinhados com nosso propósito, com o DNA da nossa corporação. Competências e habilidades a gente consegue desenvolver aqui dentro do Grupo Ritacco”, completa.

Parceria

Uma das fontes utilizadas pelo Grupo Ritacco para buscar esses jovens talentos é a Agência Empregos do Futuro, programa desenvolvido pelo Centro Universitário Eniac e que faz a intermediação desses novos talentos com as empresas de Guarulhos e da região. De acordo com o professor Mauro Claro, reitor do Eniac e responsável pela agência, a procura por profissionais promissores na academia é um método bastante assertivo.

“Vemos que muitas empresas, a exemplo do Grupo Ritacco, têm buscado nas universidades esses jovens talentos e oferecem a eles um plano de carreira e capacitação. Desta forma, tais profissionais evoluem dentro da corporação, valorizando a empresa e o aluno. Para mim, este é o modelo mais correto para se atuar no mercado de trabalho”, avaliou o professor.