Se a pandemia espalhou medo, insegurança e tristeza, por outro lado, também trouxe ao Rotary Club de Guarulhos Sul uma vontade ainda maior de servir e atender instituições e pessoas carentes da comunidade. É o que afirma o presidente da gestão 2020-21, Mario Segantini. Segundo ele, o clube inovou, abriu novas frentes de trabalho e fez valer o lema “O Rotary abre oportunidades”, atuando intensamente no combate à fome.
O agravamento das situações de pobreza e necessidade causadas pela pandemia fez com que uma das mais tradicionais ações humanitárias do clube, a campanha de arrecadação e doação de alimentos, ganhasse especial relevância. A campanha “Rotary contra a fome” foi desdobrada em esforços contínuos, nas redes sociais, mobilização de instituições, empresas parceiras, lideranças locais e dos próprios rotarianos, para atender o maior número possível de pessoas.
Com o objetivo inicial largamente superado, o clube contabilizou a distribuição de mais de duas mil cestas básicas. Além desse resultado, o presidente ressalta com muita emoção a aproximação e o acolhimento realizados pelos rotarianos junto às entidades e pessoas atendidas, justamente no momento em que mais necessitam de apoio.
Dentre as ações do Guarulhos Sul para arrecadar alimentos, destacaram-se as “lives” nas redes sociais, que reuniram importantes lideranças sociais, empresariais e políticas da cidade e contaram com participação do governador do distrito rotário, Jô Antiório. O clube de serviços contou ainda com total mobilização dos jovens do seu Interact e Rotaract no sentido de recolher doações de consumidores em lojas das redes Lopes Supermercados e Paraná, bem com o apoio das esposas que integram sua Casa da Amizade. “Considerando a equação perfeita entre oportunidade, necessidade e trabalho, o clube não apenas planeja continuar as ações até o final da atual gestão, mas também dar prosseguimento nos próximos anos. Enquanto tiver uma pessoa passando necessidade, estaremos mobilizados a ajudá-los a melhorar suas vidas”, disse o presidente.