quinta-feira, 28 outubro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISEDUCAÇÃOBrasileira graduada em Cosmetologia abre faculdade

Brasileira graduada em Cosmetologia abre faculdade

Até há alguns anos, os profissionais da área de Estética e Cosmetologia no Brasil não eram valorizados e não tinham a própria regulamentação; eram pautados por diretrizes regulamentares com base em normas técnicas governamentais e a maioria atuava na informalidade.

Foi só no ano de 2018 que a Lei nº 13.643 trouxe liberdade e autonomia aos profissionais da área da beleza. E em meio a essa conquista estava a esteticista e cosmetóloga Daniela Valentina Lopez, que ajudou a dar voz à luta de todos os colegas de profissão.

Ingressando na Universidade em 2009 – ano da primeira turma de Estética e Cosmetologia no país -, Daniela conta que sua graduação se arrastou por 8 anos, devido a atritos com professores. “Uma vez, discordei de uma professora que disse que o bisturi não poderia ser usado para o dermappling (técnica de esfoliação com bisturi). A discussão foi calorosa e, para não ser expulsa, decidi trancar a matrícula. Após isso, iniciei uma ação para a inclusão de diversos instrumentos na regulamentação, como uso de utensílios importantes para o pleno exercício da profissão, tais como: agulhas, bisturi, equipamentos eletroestéticos, agulhas de dermopigmentos e muito mais. A conquista veio finalmente em 2011 e me matriculei em outra faculdade”, relata.

Primeira faculdade de Estética e Cosmetologia da América Latina

Mesmo após as conquistas obtidas, Daniela Lopez conta que sentia que muita coisa ainda precisava ser mudada, principalmente no ensino. Para ela, a aprendizagem ainda não é suficientemente diversificada.

“Sinto que há no Brasil uma deficiência muito grande de ensino de qualidade, sobretudo com foco na ciência e no estudo de casos, voltados para o segmento de estética e cosmetologia. Então abri uma faculdade, com um desejo de justiça e uma vontade exacerbada em mudar vidas e transformar a carreira profissional de um esteticista”, explica.

Com esse desejo ardendo no peito, ela fundou a Escola Superior de Estética e Cosmetologia (Esec), a primeira e maior faculdade do ramo da América Latina. Está localizada em Diadema (SP), cidade considerada o maior pólo de cosméticos do Brasil.

A Esec é a primeira e única do país empenhada em qualificar seus alunos com foco na ciência e no estudo de casos, voltados no segmento de estética e cosmetologia, para que os profissionais que ali se graduarem estejam aptos para atuar nos vários segmentos: laboratorial, hospitalar, ambulatorial, clínicas, navios, escolas, universidades e muito mais. “O aluno passa a conhecer toda a anatomia do sistema tegumentar minuciosamente, o que permite ampliar o leque de serviços oferecidos e multiplicar o faturamento”, finalizou. Confira a grade curricular clicando aqui.

Livro

Pioneira no ramo da estética no Brasil, a esteticista Daniela Lopez reuniu todos os seus conhecimentos acerca da profissão e produziu o livro “A História da Legislação da Estética e Cosmetologia no Brasil: O legado”.

Recomendado para profissionais de estética e cosmetologia, seja em nível técnico ou superior, e até mesmo interessados em conhecer mais sobre os serviços de estética, o livro retrata desde a chegada da profissão no Brasil até os dias atuais.

A discussão é sobre a história da Legislação da profissão e a implantação das leis e normas dos profissionais no país. A autora também se aprofunda nas conquistas dos esteticistas e cosmetólogos brasileiros, na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional de organização dos serviços prestados pelos profissionais. Disponível para compra clicando aqui.

Sobre Daniela Lopez

Daniela López é graduada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Braz Cubas, técnica em Estética Facial e Corporal pelo Senac e pós-graduada em Intradérmicos e Subcutâneos pela Faisp.

A cosmetóloga idealizou o Peeling Orgânico, técnica natural; e é presidente da SindEstética e responsável pela criação do CBO 3221 para o setor frente ao Ministério do Trabalho e Emprego.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,482SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Aquecimento pode causar epidemia de doença renal, dizem especialistas

A doença renal crônica, associada ao estresse provocado pelo calor, pode se tornar uma grande epidemia de saúde para milhões de trabalhadores em todo o...

CoronaVac tem intervalo reduzido de 28 para 15 dias na cidade de SP

A cidade de São Paulo reduziu o intervalo da segunda dose do imunizante CoronaVac de 28 para 15 dias. Segundo a prefeitura, a antecipação...

Fiocruz: transmissão do coronavírus mantém ritmo de queda no Brasil

Um boletim extraordinário do Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicado na quarta-feira (20), destaca que o Brasil se mantém em um ritmo...

Confira o que abre e o que fecha de sexta-feira até o dia de...

O feriado do Dia do Servidor Público, que seria em 28/10, quinta-feira, foi transferido para sexta-feira (29/10). Foi decretado ponto facultativo na segunda-feira (1º/11), emendando com...

Primeiro voo há 115 anos: Santos Dumont aliou invenções à ciência

O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele...