quarta-feira, 28 julho 2021
InícioDESTAQUEProva de vida pode ser feita sem sair de casa

Prova de vida pode ser feita sem sair de casa

Beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) podem realizar a prova de vida por meio dos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS, pelo site, em caixas eletrônicos ou até por procuração.

A medida tem o objetivo de evitar aglomerações durante a pandemia. A necessidade de fazer a prova de vida foi retomada neste mês, após interrupção em março do ano passado. Durante o período, os beneficiários não deixaram de receber seus pagamentos.

O novo sistema viabiliza a prova de vida online através de tecnologia de biometria facial, desenvolvida pelo Serpro e pela Dataprev. O procedimento vai facilitar a vida de cerca 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais. Para utilizar a funcionalidade, é necessário que o usuário tenha feito a coleta de biometria para o título de eleitor, além de possuir uma conta no gov.br, o portal de serviços de governo.

Os aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS estão disponíveis na Google Play e App Store, ou, ainda, nos ambientes web.

Prova de vida

Realizada anualmente para comprovar a existência do beneficiário e evitar fraudes, a prova de vida é exigida de todos os que recebem benefícios de seguro social por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. Para não ter o pagamento suspenso, as provas já vencidas devem ser realizadas novamente até as datas limite. Segundo estimativas da autarquia, cerca de 11 milhões de pessoas se encontram em situação de pendência, o que corresponde a um terço dos beneficiários.

Caso não seja possível a realização da prova de vida por celular, a orientação do INSS é que o cidadão procure a agência bancária responsável pelo recebimento do benefício.

Alguns bancos permitem que a validação seja feita por biometria nos próprios aplicativos ou até mesmo em caixas eletrônicos.

Uma terceira opção, para aqueles que não puderem ir ao banco por motivo de doença ou dificuldades de locomoção, é fazer a prova de vida por meio de um procurador. Mas, para isso, é preciso que a procuração seja cadastrada no INSS. A prova de vida por procuração também é uma alternativa para beneficiários que moram no exterior.

*Com Informações da Agência Brasil



Filas em bancos


Um problema é que não é tão simples fazer a prova de vida nos aplicativos do governo federal. Há de se levar em conta que boa parte dos beneficiários não tem familiaridade com tecnologia e nem sempre pode contar com ajuda de pessoas que tenham mais habilidade para essa tarefa.

Com isso, muitos aposentados e pensionistas têm de ir às agências bancárias onde recebem os benefícios, o que tem causado filas, principalmente na Caixa e no Banco Mercantil do Brasil. O MB tem muitos segurados cadastrados, apenas duas agências na área central de Guarulhos – na rua João Gonçalves e na rua Nove de Julho. Em ambas, os usuários reclamam da falta de funcionários, o que provoca lentidão no atendimento e as grandes filas.

A demanda já foi encaminhada pelo Click Guarulhos à Assessoria de Imprensa do MB, sem resultados concretos até agora.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,402SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Ministro Braga Netto diz que não há ameaça contra eleições

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse hoje (22) que não se comunica com os presidentes dos Três Poderes por meio de interlocutores...

Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e recriação de ministério do Trabalho

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira, 22, o nome do senador Ciro Nogueira (PP-PI) no comando da Casa Civil. Segundo Bolsonaro, ele foi...

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam hoje

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 começam hoje (27). Candidatos interessados podem efetuar a inscrição por...

Polícia prende suspeito de vandalismo na estátua do Borba Gato em SP

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na madrugada deste domingo (25), um dos suspeitos pelo ato de vandalismo da estátua do Borba Gato,...

FMI melhora com força previsão de crescimento do Brasil este ano a 5,3%

O Fundo Monetário Internacional melhorou com força a perspectiva de crescimento do Brasil neste ano, citando a melhora nos termos das trocas comerciais do...