quarta-feira, 17 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCIDADECâmara de Guarulhos aprova LDO 2022 sem emendas

Câmara de Guarulhos aprova LDO 2022 sem emendas

 

A Câmara de Guarulhos procedeu, nas duas últimas sessões que precederam o início do recesso parlamentar de julho de 2021, a votação de 16 Projetos de Lei, 15 deles de autoria do Executivo e um do Legislativo. A 36ª e 37ª Sessões Extraordinárias foram realizadas na quarta-feira, 30 de junho, após mais de quatro horas de reunião.
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2022 foi aprovado, sem emendas, em 1ª e 2ª votações. O placar final computou 30 votos favoráveis em 1ª votação, 29 favoráveis em 2ª votação e apenas uma abstenção do vereador Lucas Sanches (PP). O PL compreende as metas e prioridades da administração pública municipal e as diretrizes gerais para a elaboração do orçamento.
Houve divergência dos parlamentares quanto ao PL 1248/2021, que dispõe sobre a concessão de desconto a ser aplicado à contrapartida financeira do solo criado.

Ao final, a Comissão de Finanças e Orçamento apresentou uma emenda que propõe descontos de 40%, 30% e 20%, em 2022, 2023 e 2024, respectivamente. O projeto e a emenda receberam 26 votos favoráveis e seis contrários dos vereadores Edmilson Souza (PSOL), Janete Rocha Pietá (PT), Marcelo Seminaldo (PT), Márcia Taschetti (PP), Maurício Brinquinho (PT) e Rômulo Ornelas (PT).

Por unanimidade, com 31 votos favoráveis, foi aprovado o PL 418/2021, de autoria do vereador Welliton Bezerra (PTC), que dispõe sobre a instituição de multa para a prática de fraude à ordem de preferência na imunização contra a Covid-19. O vereador afirmou que redigiu a proposta depois de presenciar, no primeiro dia de vacinação, pessoas jovens furando fila.

Já o programa “Saberes em Casa” virou política pública. Criado temporariamente em função da pandemia como alternativa de educação à distância para as crianças e adultos da rede pública municipal, o programa é transmitido em parceria com a TV Câmara Guarulhos. O Projeto de Lei 1020/2021 recebeu 30 votos favoráveis e passará a integrar permanentemente o currículo escolar com ensino remoto.

Todos os 16 itens da pauta foram aprovados em 1ª e 2ª votações. O presidente encerrou os trabalhos, alertando os parlamentares sobre a necessidade de seguir as recomendações sanitárias para conservação da vida. “Espero que os vereadores se preservem, cuidem da família, usem máscara e mantenham o distanciamento, para que possamos estar aqui depois do recesso com saúde”, declarou Martello. As atividades parlamentares retornarão no mês de agosto.

O presidente da Casa agradeceu também a todos os vereadores e pediu a compreensão para as vezes que teve de agir com mais firmeza na direção dos trabalhos legislativos.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,614SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Confira a programação dos últimos dias da Bienal do Livro de Guarulhos

Os últimos três dias da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que acontece até domingo (14) no Internacional Eventos, incluem contações de histórias, apresentações musicais,...

Ipem-SP realizará verificação de radares em Guarulhos nesta terça-feira, 16 de agosto

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania,...

Prefeitura inaugura equipamentos de alta tecnologia em dois serviços de saúde

Nesta terça-feira (16) a Prefeitura de Guarulhos inaugurou oficialmente equipamentos de ponta em dois serviços de saúde. Um tomógrafo de alta tecnologia foi instalado...

Curso gratuito de teatro no CEU Pimentas

A Cia. do Caminho Velho, companhia de teatro da Unifesp Guarulhos, está com inscrições abertas para o curso gratuito de iniciação teatral. O curso...

Hospital A.C. Camargo não atenderá mais pelo SUS; notícia repercute

A Direção do Hospital A. C. Camargo, conhecido popularmente como Hospital do Câncer, informou ontem que a partir de dezembro não mais atenderá pelo...