sábado, 27 novembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADANIAVoluntárias de Guarulhos unem-se em conscientização da surdocegueria

Voluntárias de Guarulhos unem-se em conscientização da surdocegueria

Em comemoração ao dia 27 de junho – Dia Internacional da Surdocegueira, as artesãs voluntárias de Guarulhos uniram-se durante o mês de junho para proporcionarem, através de sua arte, o chamado Bombardeio de Fios ou “Yarn Bombing”, em uma ação realizada em parceria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Faculdade Anhanguera.

O projeto de Bombardeio de Fios, iniciado pela Deafblind Internacional – Dbi e realizado em todo o mundo, une quadradinhos de tricô ou crochê com o objetivo de conscientizar a população sobre a surdocegueira. “Estamos unindo um ponto de cada vez, em todo o mundo, para aumentar a conscientização sobre a #surdocegueira”, destaca a Deafblind Internacional – Dbi.

O bombardeio global da campanha de conscientização de 2021 é uma maneira emocionante, divertida e criativa de envolver e unir os membros da comunidade surdocega em um projeto de arte tátil em grande escala.

Cada quadrado de malha ou crochê será anexado para cobrir um espaço ou objeto comunitário designado. Os quadradinhos simbolizam a união de pessoas no campo da surdocegueira. A campanha quer aumentar a consciência e o conhecimento da surdocegueira como uma deficiência única e influenciar os serviços adequados para pessoas surdocegas em todo o mundo.

Entre as colaboradoras, estiveram Araçari Teixeira e Eliana Boaventura, guias-intérpretes de pessoas com surdocegueira. Fazem parte do CCI (Centro de Convivência do Idoso) e da Central do Voluntariado. E também Danieli Hernandes Ferraz, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e coordenadora do curso de Gestão da Faculdade Anhanguera.

Como surgiu o Bombardeio de Fios ou Yarn Bombing?

Em junho de 2020, a Deafblind Internacional – Dbi, organização internacional sem fins lucrativos focada nas necessidades de pessoas surdocegas, fez um campanha de conscientização durante todo o mês nas redes sociais. Em 27 de junho, foi compartilhado que a iniciativa de conscientização para 2021 seria o bombardeio de fios (às vezes conhecido como ‘tricô’), uma forma de arte de rua na qual fios que são tricotados, crochetados ou embrulhados adornam um objeto em um espaço público. Acredita-se que a campanha tenha se originado nos Estados Unidos em 2005.
A intervenção vem colorindo lugares públicos, monumentos, praças, árvores e até prédios nos quatro cantos do mundo. Espécie de grafite em tricô e crochê, a manifestação ganhou seguidores e conta com o apoio de diferentes artistas.


O que é a surdocegueira?

A surdocegueira, também chamada de “perda sensorial dupla” ou “comprometimento multissensorial”, é o conjunto simultâneo de perda ou comprometimento auditivo e visual. Isso afeta significativamente a comunicação, a socialização, a mobilidade e a vida diária dos indivíduos com essa condição.
A expressão surdocegueira entrou em uso pela primeira vez nos anos de 1990 como um substituto para “surdos e cegos”. Percebeu-se que junção dessas duas palavras deu mais clareza e definiu a condição como uma deficiência única.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,491SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Após 2 anos da reforma, déficit da Previdência cresce com a pandemia

Apesar da reforma que completou dois anos neste mês, o déficit da Previdência registrou no período um crescimento de 18,6%, com o impacto da pandemia de...

Gigante chinesa apresenta novos maquinários em seu show-room de Guarulhos

A empresa chinesa XCMG promoveu na manhã desta terça-feira, 23/11, em seu centro distribuição situado no Jardim Aracília, em Guarulhos, evento para apresentar nova...

Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima Aneel

A conta de luz vai continuar aumentando no ano que vem. De acordo com documentos oficiais do governo e do setor elétrico, a projeção...

Banco de Alimentos promove curso a instituições credenciadas

O Banco de Alimentos de Guarulhos promoveu nesta sexta-feira (26) o primeiro curso prático sobre reaproveitamento integral de alimentos para 27 representantes de instituições...

Ministro da Justiça contraria Anvisa e rejeita passaporte da vacina para entrar no Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse nesta quinta-feira (25) que é contra cobrar o certificado de vacinação contra a Covid-19...