sexta-feira, 27 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISESPORTEAtletas da UNG representarão Brasil nos Jogos Olímpicos

Atletas da UNG representarão Brasil nos Jogos Olímpicos

 

Na última terça-feira, 06 de julho, a Universidade UNG recebeu a visita especial dos seus alunos e atletas que estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Alexsandro Melo – salto triplo e em distância, e Thiago Moura, – salto em altura, estiveram acompanhados pelo treinador e professor do curso de Educação Física da UNG, Neilton Moura e, durante a visita, eles cumpriram algumas formalidades e compartilharam um pouco de suas expectativas para as Olímpiadas de 2021.     

A convocação dos atletas foi anunciada na última quinta-feira, 1º de julho. Os atletas contam que, desde então, eles têm mantido a rotina de treinos isolados no Estádio da Ponte Grande. Já vacinados contra a Covid-19, os atletas seguem uma alimentação rigorosa. As provas nas quais concorrem serão realizadas no período da manhã, devido a diferença do fuso horários, eles já iniciaram um treinamento de adaptação.   

De acordo com Thiago Moura e Alexsandro Melo, a Universidade UNG e seus professores, os ajudam muito na condução dos estudos, treinos e competições. Por meio do auxílio deles, explicam que é possível conciliar todas as atividades, pois ambos têm uma rotina constante de viagens e precisam de apoio e suporte para equilibrá-las.    

Além de preparo os dois atletas realizam frequentemente testes de PCR. Até a viagem serão quatro (4) testagens e durante o evento olímpico serão testados diariamente, conforme as recomendações do Comitê Olímpico, que segundo eles, se preocupa muito com as atletas.   

Um pouco das origens  

Alexsandro é de Londrina e foi nas pistas de lá que começou sua jornada nas provas de velocidade, quando o então treinador, Fernando Donatai, conferiu a ele o título de Bolt brasileiro.  Após mudar de categoria (hoje disputa salto em distância), fez questão de manter o apelido. “O meu primeiro treinador me conferiu essa honra de ser chamado de Bolt”.    

Thiago vem de uma família de atletas e treinadores e, desde muito cedo, começou a se preparar para o atletismo. Aos 12 anos, iniciou os treinos com maior seriedade, orientado pelo pai, Neilton Moura, técnico de ambos. Thiago sempre seguiu esse caminho e teve a certeza de que iria chegar aonde está. “Queria fazer parte do grupo seleto”, explica ele.  

Perfis e mensagens de otimismo 

Os dois jovens têm histórias e origens diferentes mas, em comum, o amor pelo esporte. Alexsandro se define da seguinte forma. “Sou Olímpico, comecei a treinar por isso, a partir da primeira convocação, em 2019, já me senti parte disso”.  

Diante dos esforços e dificuldades potencializados pela pandemia, cientes mais que ninguém das dificuldades e desafios que todo atleta enfrenta, especialmente neste momento em que  muitos jovens sonhadores se viram impedidos de treinar, eles deixam  mensagens de otimismo:  “Simplesmente acreditem. Independente do que acontecer, continuem acreditando. Mesmo no fundo do poço, eu tinha tudo para desistir, mas cheguei até aqui. Nunca será fácil, mas acreditar independente do que aconteça, muda tudo”, declara Thiago.     

Alexsandro, o Bolt brasileiro, reforça os conselhos do amigo e companheiro de Olimpíadas, dizendo. “Eu costumo falar que não adianta subir um degrau, quem sonha alto tem que lutar. É complicado estar entre os melhores. Passei por muitas coisas, mas por conta de meu objetivo, não desisti. Não desistam no primeiro degrau”.     

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,573SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para Beneficiários NIS final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (23) a parcela de maio do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Prévia da inflação oficial fica em 0,59% em maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,59% em maio deste...

GT definirá estratégias para melhoria das linhas 8 e 9 em São Paulo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a concessionária ViaMobilidade criaram um grupo de trabalho para definir medidas...

Deputado Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara

O deputado Lincoln Portela (PL-MG) foi eleito hoje (25) novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu dois dias após decisão do presidente...

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 6

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (25) a parcela de maio do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...