domingo, 25 julho 2021
InícioECONOMIAInvestir em plena pandemia? Sim, com planejamento e estratégia

Investir em plena pandemia? Sim, com planejamento e estratégia

Mesmo em tempos de pandemia, é preciso controlar as finanças e organizar-se de forma a poupar, por menor que seja o valor mensal.

A experiência mostra que prospera mais quem se planeja para evitar dívidas e que vive mais tranquilo quem consegue manter um planejamento para evitar sobressaltos.

Agora na pandemia, por exemplo, inúmeros brasileiros ficaram sem emprego, boa parte deles consumiu rapidamente o que recebeu a título de direitos trabalhistas; e muitos ficaram dependendo do auxílio emergencial do governo federal, cujo recebimento foi burocrático e atrasado para parte dos beneficiários; além de tantos outros que, por alguma circunstância, ficaram sem renda e não tiveram direito a nenhum auxílio.

Enquanto isso, os que se precaveram, mantiveram investimentos no mercado de capitais ou dispõem de rendas de aluguéis, conseguiram passar incólumes por essa fase tão complicada para a maioria das pessoas.

O mesmo raciocínio vale para os pequenos empresários. Entre os que operam em ramos que tiveram de baixar as portas para cumprir os protocolos de segurança, a maioria viu-se em apuros, sem ter como honrar os compromissos com fornecedores e colaboradores. Poucos obtiveram recursos de programas oficiais de financiamento, como o Pronampe. Já os que mantêm um planejamento de longo prazo, puderam contar com as reservas aplicadas e superar essas etapas sem maiores dificuldades. Houve até os que expandiram atividades em plena pandemia, abrindo novas unidades ou ampliando a capacidade de atendimento.

Como diz o ditado, “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Mas, afinal, quem não se preparou antes e quer mudar o estilo de vida, passando a agir doravante de forma planejada, como fazer? É possível começar a investir pequenos valores ou para esses só resta a popular caderneta de poupança, cujo rendimento tem perdido até para os índices oficiais de inflação?

A Weekend buscou reunir opiniões de especialistas em diversas áreas para traçar um panorama que seja útil para os leitores.
A NZN Intelligence fez uma pesquisa e concluiu que a pandemia de covid-19 tem servido para mudar a mentalidade dos brasileiros sobre investimento. Em plena crise provocada pelo novo coronavírus, mais de 70% dos entrevistados passaram a poupar mais, 80% deles iniciaram algum investimento recentemente e o fator pandemia foi decisivo para a iniciativa, incluindo aumento da procura pelo mercado da bolsa de valores, inclusive entre os jovens.

Com o objetivo de orientar a população, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) promoveu uma palestra on-line sobre o tema. “É importante debater com todos os segmentos. Compartilhando, temos a oportunidade de chegar ao sucesso e à tranquilidade, algo que todos buscam, especialmente em momentos tão duros como o que vivemos”, disse o presidente da entidade, Lucas Ribeiro.

Foi dando dicas para bons investimentos que o sócio e diretor comercial da Apollo, empresa de soluções em investimentos, Bruno Heckler, falou, a convite da Assespro-PR. “Para ter êxito, é importante perceber que o investimento é uma alternativa estratégica, inclusive para quem não dispõe de tantos recursos. Bruno defende a organização financeira como pauta da sala de aula desde a infância e o primeiro passo de um caminho que deveria ser, no seu entendimento, sem volta. “Basta começar; sempre é momento de investir”, orienta.

Diversificação

Quando se fala de investimentos, um dos pontos-chave a ter em mente é a diversificação. É uma técnica muito utilizada por alguns investidores para diluir o risco e maximizar os ganhos. A melhor analogia é aquela de não colocar todos os ovos em uma mesma cesta, o que certamente ajuda para não gerar a possibilidade de um desempenho negativo comprometer significativamente o capital.

Segundo Fernando Cassuli, sócio e assessor de investimentos da Gru Investimentos, a principal técnica para isso é a de alocação em diferentes classes de ativos ou setores, levando-se em conta o perfil do investidor. “Como não é possível prever o que acontecerá com a economia no longo prazo, esta é uma das melhores formas de proteger seu patrimônio contra grandes oscilações. Além disso, a economia é muito dinâmica e apresenta diversos ciclos que podem gerar variações nos rendimentos ao longo do tempo. A taxa de juros, a inflação no período, o câmbio entre outros, são os principais fatores que podem afetar a rentabilidade de seus investimentos”, explica.

Um exemplo mais claro que ele apresenta é o que aconteceu durante a pandemia, em que cada setor da economia sofreu de uma maneira diferente. “O setor de serviços, por exemplo, foi um dos mais afetados, enquanto o setor do agronegócio está indo muito bem. Além da parte lógica do poder da diversificação, existe ainda uma explicação matemática que foi estudada pelo economista norte-americano Markowitz, que desenvolveu a teoria moderna do portfolio e o conceito de fronteira eficiente. A teoria é utilizada para construir portfolios de investimento que otimizem ou maximizem o seu retorno esperado, de acordo com um determinado nível de risco”, cita o especialista, que completa: “David Swensen, famoso gestor do fundo de endownment da Universidade de Yale, foi um dos grandes adeptos desta teoria e a aplicou para sua realidade em um fundo bilionário”.

Cassuli diz ainda que, na prática, atualmente, o investidor também pode aplicar estes conceitos em seu portfolio, já que o mercado financeiro possui diversos instrumentos para tal. “No entanto é importante não diversificar apenas por diversificar e entender que uma grande quantidade de produtos não significa necessariamente que a sua carteira está diversificada. Na assessoria que oferecemos, temos sempre que entender as necessidades do cliente em relação a sua necessidade de liquidez, seus objetivos e traçar uma estratégia de alocação adequada ao seu perfil”, conclui.

Investimentos em Orlando

Já pensou em ter uma casa em Orlando, ao lado do parque da Disney, dolarizar o seu patrimônio, ter renda mensal em dólar e ainda se divertir? Pois é: essa estratégia está cada vez mais inserida no portfólio dos investidores brasileiros.

Segundo Daniele Padeiro Catarino, especialista em investimentos internacionais da Portum Consultoria, esse tipo de investimento no mercado imobiliário americano traz maior estabilidade até mesmo em momentos de crise. “As casas de aluguel de temporada em Orlando são imóveis que podem ser comprados por uma pessoa, por uma família ou por um grupo de pessoas, para serem alugados para turistas dos Estados Unidos e de outros países. Para isso, é fundamental contar com um assessoria que conheça todo o processo de investimento em Real Estate”, afirma.

A Portum Consultoria atua há mais de 6 anos, é especializada no mercado imobiliário americano, e tem ajudado seus clientes na compra, venda e administração de seus imóveis nos EUA. “Conte com a nossa experiência no mercado de investimentos imobiliários para diversificar sua carteira e aumentar patrimônio”, convida Daniele. Ela comenta que assessores da Portum também estão à disposição para orientar os poupadores para esclarecer sobre os mais variados tipos de investimento, independemente do volume de recursos que se tenha para aplicar, sempre havendo alternativas para cada perfil de investidor.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,401SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Caminhoneiros podem parar no próximo domingo (25)

Caminhoneiros de todo o Brasil avaliam uma greve para o próximo domingo (25), data em que é comemorado o Dia do Motorista. O preço...

Campanha alerta sobre a incidência de queimadas às margens da via Dutra

As queimadas são comuns nesta época do ano, principalmente, por conta do clima seco e sem chuva. Entre os meses de janeiro a dezembro...

Conmebol adia jogo entre Fluminense e Cerro Porteño pela Libertadores

A Conmebol adiou o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores entre Cerro Porteño e Fluminense, após a morte do filho...

Cães da GCM passam por treinamento para detecção de materiais ilícitos

A Inspetoria Patrulhamento com Cães, o Canil, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos introduziu uma nova técnica de treinamento de detecção de materiais...

Resultado da primeira etapa do Prouni já está disponível

O resultado da primeira etapa do Programa Universidade para Todos (Prouni) já está disponível, desde a manhã desta terça-feira (20), no site gov.br, plataforma do governo federal que...