segunda-feira, 26 julho 2021
InícioCIDADEPrefeitura capacita condutores do transporte escolar para atender pessoas com deficiência

Prefeitura capacita condutores do transporte escolar para atender pessoas com deficiência

Onze condutores e monitores do transporte escolar gratuito de Guarulhos passaram nesta sexta-feira (16) por uma capacitação sobre pessoas com deficiência. O curso, oferecido pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), é obrigatório para aqueles que desejam trabalhar na área. O conteúdo abordado apresentou conceitos técnicos referentes a deficiências, histórico da pessoa com deficiência no mundo, formas de abordagem, termos corretos, tipos de deficiência e principalmente o atendimento da pessoa com deficiência no transporte escolar. As aulas foram ministradas pela professora Fernanda Oliveira, educadora de trânsito.

“Cada criança, com deficiência ou não, tem suas especificidades. As com deficiência têm suas particularidades, por vezes, afloradas e os condutores precisam saber qual a melhor forma de atendê-las”, disse Gilberto Penido, titular da pasta, ao reafirmar a importância do treinamento para que as crianças e suas famílias se sintam acolhidas.

Além do conteúdo em sala de aula, os alunos passaram por uma vivência que simula o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual. Em pares, eles foram vendados, um por vez, e tiveram que percorrer um quarteirão inteiro sendo guiados e orientados por outra pessoa. As dificuldades encontradas no caminho, como árvores, pontos de ônibus, escadas e guias foram amenizadas pela orientação recebida pelos parceiros. Com essa atividade, o curso busca aflorar um olhar mais humano para o problema do outro e coloca o estudante na posição do seu atendido.

Márcio Alessandro, condutor há cinco anos e que já atende crianças com deficiência, acredita que o curso e a vivência irão ajudar muito no seu trabalho. “Entender como é a vida daquela pessoa auxilia no nosso profissionalismo. Precisamos saber lidar com todo tipo de criança”, comentou.

Ao final os alunos receberam seus certificados de participação das mãos do secretário Abdo Mazloum, do adjunto Martinho Risso e do subsecretário Gilberto Penido.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,400SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Defensoria de SP entra com ação para garantir vacinação de presos contra a covid-19

Defensoria Pública de São Paulo ajuizou ação para que a população carcerária do estado seja vacinada contra o novo coronavírus de forma prioritária.

Entenda a polêmica sobre o fundão eleitoral

Com o Congresso em recesso, a aprovação do fundão eleitoral, tema votado no fim da semana passada, no valor de R$ 5,7 bilhões, está...

Guarulhos aprova a criação do novo Conselho Municipal de Proteção Animal

Após sanção do prefeito Guti, foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 17, a lei 7.920/2021, que cria o novo Conselho Municipal de Proteção...

São Paulo: Vale do Anhangabaú reabriu para lazer neste domingo

O Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, reabriu neste domingo (25), das 8h às 12h. Mesmo com a capital prestes a atingir...

SP autoriza eventos após 80% da população vacinada contra a Covid

A cidade de São Paulo autorizou a realização de feiras, convenções, congressos e outros eventos, à exceção de festas, desde que os participantes tenham...