quinta-feira, 5 agosto 2021
InícioDESTAQUEBolsonaro passa 3ª noite internado em hospital de SP e pode receber...

Bolsonaro passa 3ª noite internado em hospital de SP e pode receber alta neste domingo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a terceira noite internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, após ser diagnosticado com uma obstrução intestinal. De acordo com o médico cirurgião, Antônio Macedo, que coordena a equipe responsável pelo seu tratamento, Bolsonaro pode receber alta neste domingo (18).

Ainda não há informações de como o presidente passou a noite após começar a receber uma dieta líquida na sexta (16). A introdução da dieta líquida ocorreu depois que exames mostraram melhora no estado de saúde dele.

De acordo com Macedo, se o quadro clínico do presidente continuar melhorando, ele deverá passar para a dieta cremosa neste sábado.

Segundo boletim médico divulgado na noite de sexta-feira (16), o quadro clínico do presidente continua evoluindo satisfatoriamente. “O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente. Nesta tarde, o paciente passou por exame de tomografia computadorizada do abdômen, que evidenciou melhora do quadro de suboclusão. O presidente aceitou bem o início da alimentação. Segue em cuidados clínicos, sem previsão de alta hospitalar”, diz o boletim.

Bolsonaro foi transferido de Brasília para São Paulo após apresentar um quadro de obstrução intestinal. 

Na tarde de sexta, o presidente publicou foto nas redes sociais em que aparece despachando do hospital e diz: “Via internet, seguimos fazendo o possível para manter os compromissos. Despachando com ministros. Boa tarde a todos!”

Durante a manhã, Bolsonaro havia publicado outra foto, em que caminhava pelos corredores do hospital, acompanhada da frase: “Em breve, de volta a campo, se Deus quiser!”.

O ministro-chefe da Casa-Civil, Luiz Eduardo Ramos, também fez uma postagem no Twitter afirmando que já despachava com o presidente por videoconferência no início da tarde desta sexta.

“Mais um dia de alegria que Deus nos concede. Presidente da República muito bem, de volta ao trabalho e já em despacho com a Casa Civil por videoconferência. Obrigado aos brasileiros que oram por ele”, afirmou Ramos.

Bolsonaro é acompanhado pelo cirurgião gástrico Antonio Luiz Macedo, que cuida de sua saúde desde a facada sofrida nas vésperas da eleição de 2018.

Ainda em Brasília, no começo da quarta-feira (14), Bolsonaro procurou atendimento médico após sentir dores abdominais na madrugada. Nos últimos dias, o presidente também se queixava de soluços frequentes, como relatado durante uma transmissão ao vivo.

Entenda o tratamento

Após a realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem na noite de quarta (14), a equipe médica que cuida do presidente, coordenada por Macedo, definiu que ele receberá um “tratamento clínico conservador”, descartando a necessidade de uma cirurgia de emergência inicial.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador”, disse a nota divulgada pelo hospital ainda na quarta (14).

Segundo o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente, o presidente ficará em observação por três dias em São Paulo.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), outro filho do presidente, disse na quinta-feira (15) que o pai, antes de ser transferido para São Paulo, retirou um litro de líquido que estava acumulado no estômago por causa da obstrução intestinal.

“O presidente sentia muita dor por causa disso e de madrugada ele foi pro hospital e foi retirado cerca de um litro de líquido do seu estômago, aliviou a dor. Ele ontem tava reclamando de dor, mas dores leves e, com esse quadro, há uma possibilidade de cirurgia. Mas também há uma esperança que essa dobra se desfaça naturalmente”, contou o deputado em vídeo publicado em uma rede social.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,414SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Restaurantes populares reabrem para consumo no salão na segunda-feira

Os três Restaurantes Populares de Guarulhos retomarão o consumo em suas dependências a partir da próxima segunda-feira (2). A presença de público será limitada a...

Butantan confirma mais 28 amostras da variante delta em São Paulo

28 novas amostras da variante delta do novo coronavírus foram confirmadas na capital de São Paulo até a terça-feira, 3. O monitoramento ativo da...

Após queda no início da pandemia, doação de leite materno volta a crescer em...

Balanço da rede de Bancos de Leite Humano do Estado de São Paulo mostra que a média de doações cresceu neste segundo ano de...

Rodas de conversas reúnem estudiosos da cultura tradicional popular

Gerar discussões sobre o folclore na contemporaneidade e possibilitar a compreensão de novos paradigmas. Entre os dias 9 e 14 de agosto, o projeto Carpição...

Festa da Carpição marca o início das celebrações em louvor a Nossa Senhora de...

A bênção da terra durante a Festa da Carpição marcou o início das celebrações da 280ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso...