domingo, 25 julho 2021
InícioCIDADEEscola Viva de Artes Cênicas volta à atividade com nova equipe

Escola Viva de Artes Cênicas volta à atividade com nova equipe

Após quase cinco anos sem atividades, o Programa Escola Viva de Artes Cênicas está sendo relançado pela Secretaria de Cultura de Guarulhos, uma iniciativa que deve ser marcada pela multidisciplinaridade e que conta com profissionais das áreas de dança, teatro e circo. O prefeito Guti, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, o diretor do Conservatório de Guarulhos, Emiliano Patarra, e o chefe da Divisão de Ação Cultural, Marcos Amaral, participaram do evento de lançamento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (19) na sede da Secretaria de Educação, com a presença de jornalistas e dos profissionais selecionados para atuação no programa.

“A retomada de nossas vidas em um momento pós-pandêmico com atividades artísticas e culturais é uma forma de dar esperança à população e gerar um sentimento de pertencimento. É por isso que a recriação da Escola Viva de Artes Cênicas vem em um momento bastante oportuno, em que somamos esforços, competências e uma equipe altamente qualificada para levar esse projeto adiante com uma energia contagiante”, celebrou o prefeito.

Os cinco professores contratados por meio de edital de credenciamento da Secretaria de Cultura, Duda Moreno, Dyego Yamaguishi, Luah Guimarãez, Paula Ibañez e Rafael Markhez, foram escolhidos em meio a mais de 90 profissionais inscritos no processo seletivo. Juntos, eles elaboraram o conteúdo programático a ser oferecido pela Escola Viva de forma gratuita aos alunos, um curso livre de formação que une as artes da cena com duração de três módulos: Desvelando Horizontes, que objetiva construir alicerces para a formação do artista, fase programada para este segundo semestre; Desbravando Mares, que aprofunda o estudo de linguagens das cenas, suas sobreposições e reverberações, e Construindo Embarcações, com foco na expansão da cena ao explorar caminhos para o processo de criação, fases previstas para 2022.

“O que temos aqui com a contratação desses cinco profissionais das artes cênicas é a possibilidade de um processo colaborativo nas áreas de circo, dança e teatro que vai fomentar a pesquisa e a criação, além de formar novos profissionais para que possamos vislumbrar, num futuro não tão distante, ações assertivas de fomento à arte e à cultura”, comentou Professor Jesus.

Expressão, relação e afeto

No dia 26 de julho serão abertas as inscrições para fase de implementação do programa, que neste momento de prevenção à pandemia disponibilizará 32 vagas. Os alunos serão orientados de forma digital, com atividades diárias destinadas ao aprendizado de todas as linguagens do universo das artes cênicas. Informações mais detalhadas sobre as inscrições serão divulgadas oportunamente.

“Essa iniciativa vem se somar a outras da área da cultura, no sentido de olhar para o passado artístico e cultural da cidade, para as ações de relevância e apostar em sua continuidade. É muito importante que possamos retomar as atividades da Escola Viva de Artes Cênicas, pois essa ação vai potencializar ainda mais a produção e o fazer artístico no dia a dia da cidade”, explicou o maestro Emiliano Patarra ao enfatizar que a Escola Viva integra o núcleo formativo do Conservatório.

A artista Luah Guimarãez presidiu a mesa de lançamento do programa e representou os artistas selecionados. Ela explicou o modo como o curso foi estruturado tendo em vista as inúmeras possibilidades expressivas, relacionais e afetivas.

“Pensamos um curso livre alicerçado na prática em que a formação provenha da experiência e da reflexão a partir de encontros, do diálogo e da interação entre diferentes linguagens que possam oferecer àquele que busca a Escola Viva um desbravamento de suas potencialidades expressivas, ampliando repertórios, cultivando desejos e construindo meios para que a arte possa fluir e fruir em diferentes formatos”.

A seleção dos professores levou em consideração suas trajetórias multidisciplinares, com atuação em áreas que lhes permitiram combinar a música, a dança, o teatro e o circo. Além disso, sua formação sólida e atuação artística permite o olhar de profissionais que não apenas sabem lidar com as questões de formação, mas também vivenciaram a prática artística de forma intensa, o que torna ainda mais latente o caráter vivo desse programa. Amaral leu os currículos dos professores, enaltecendo a formação acadêmica e a prática em atividades culturais.

Além de suprimir uma lacuna nas atividades de formação artística existente na cidade, a retomada do funcionamento da Escola Viva de Artes Cênicas atende ao Plano Municipal de Cultura aprovado pela Câmara Municipal em março do ano passado, que prevê o desenvolvimento de ações pedagógicas do programa de forma integrada ao Conservatório de Guarulhos. A ação permite que diferentes manifestações das artes do palco estejam representadas no cronograma de atividades de formação oferecidas pelo município.


Experiência exitosa

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG e Valdir Carleto

A fase anterior da Escola Viva de Artes Cênicas esteve sob a direção de Simone Carleto e contou, entre outros profissionais experientes, com aulas coordenadas pela atriz e dramaturga Ana Maria Quintal, do Grupo Arlequins, muito ativo na região metropolitana de São Paulo. Foram formados ou incentivados núcleos em vários bairros, que criaram e apresentaram espetáculos em diversos locais, como os teatros Adamastor, Padre Bento e Nelson Rodrigues, e mesmo em espaços abertos.

Indagada pelo Click Guarulhos sobre quando se cogita que as atividades possam deixar de ser apenas virtuais e possam alcançar os coletivos espalhados pela cidade, Luah Guimarãez elogiou o trabalho que foi desenvolvido no passado por Simone e disse ter esperança de que a pandemia permita que a equipe possa aproximar-se dos coletivos, conhecer o trabalho que desenvolvem e apoiá-los. comentou que é imensa a carência dos grupos, o que pode ser medido pela grande quantidade de projetos inscritos no Proac estadual, cujas inscrições encerraram-se no início de julho.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,401SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Prefeitura fará live com vencedoras do Miss Guarulhos

Será realizada nesta quinta-feira (22), às 20h, por meio do Instagram @turismoguarulhos, perfil oficial do Departamento de Turismo do município, uma live com Ieda Favo,...

Prévia da inflação tem maior alta para meses de julho desde 2004

O aumento de 4,79% no preço das contas de luz fez a prévia da inflação saltar 0,72% no mês de julho, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira...

ENIAC abre inscrições para 19 cursos de extensão online e gratuitos ao público

O ENIAC, por meio do seu braço social ENIAC Innovation, disponibiliza 19 cursos de extensão online e gratuitos ao público em geral. As inscrições...

Ciet recebe candidaturas para instrutores de cursos profissionalizantes até 30 de julho

Até o próximo dia 30 de julho pessoas interessadas em atuar como instrutores de cursos profissionalizantes podem se candidatar às quatro vagas oferecidas pelo Centro Integrado...

Tribunal japonês condena americanos que ajudaram Carlos Ghosn a fugir

Um tribunal japonês sentenciou à prisão dois cidadãos americanos que ajudaram o ex-presidente do conselho de administração da Nissan Motor, Carlos Ghosn, a fugir...