PUBLICIDADE
InícioCIDADELinhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô recebem ações pelo Dia da Mulher...

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô recebem ações pelo Dia da Mulher Negra, celebrada neste domingo

Publicado em
PUBLICIDADE

Até 19 de agosto, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, estão engajadas na celebração pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado neste domingo, 25 de julho. Desde sexta-feira, 23, os passageiros podem acompanhar a campanha “Diga não ao racismo, diga não ao sexismo!”, uma parceria entre as secretarias Estadual dos Transportes Metropolitanos e Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Durante um mês, as estações Luz (Linha 4-Amarela) e Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás) terão as escadas adesivadas de acordo com o tema. Em São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás) estão instalados painéis instagramáveis para fotos, com imagem de Tereza de Benguela. O dia 25 de julho ficou marcado na história por ter sido a data em que Tereza, líder de um quilombo, resistiu às investidas do Estado e da elite escravocrata durante duas décadas no século XVIII. Nas estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e AACD-Servidor (Linha 5-Lilás) estão colocadas bandeiras com a imagem de Tereza de Benguela.

 

Mais de 2 mil monitores de trens e estações da Linha 4-Amarela, Linha 5-Lilás, Metrô, CPTM e do VLT da EMTU na Baixada Santista reproduzem um vídeo em homenagem à data. Além disso, a STM e as empresas vão compartilhar posts nas redes sociais.

Integra ainda a campanha a exposição fotográfica “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas”, com imagens de 17 mulheres que se dedicam a lutar por mais representatividade da mulher negra na sociedade. Uma parceria da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC com a Secretaria Municipal da Cultura, a exposição também pode ser vista virtualmente, acessando a Linha da Cultura do Metrô na internet.

“Essa é uma data importantíssima para reforçar em nossa cidade o legado que as mulheres negras deixaram, história de luta contra a violência e pela emancipação da população negra enquanto cidadãos de direitos, uma luta que deve ser abraçada por todos nós”, afirma a secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC, Elisa Lucas Rodrigues.

“Mais do que oferecer um transporte seguro e confortável, as concessionárias buscam sempre sensibilizar seus passageiros para questões de gênero, violência e preconceito. Esta ação integra uma série de outras campanhas realizadas nas linhas 4 e 5 com essa intenção”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das ViaQuatro e ViaMoblidade.

Serviço

Dia da Mulher Negra

  • Painel para tirar fotos e postar – Estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e Largo Treze (Linha 5-Lilás): até 30 de julho.
  • Bandeiras – Estações São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) e AACD-Servidor (Linha 5-Lilás): até 18 de agosto; Estação Sé das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha até 5 de agosto.
  • Escadas adesivadas – Estações Luz (Linha 4-Amarela) e Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás) até 18 de agosto.
  • Exposição Fotográfica – “Mulheres Negras, Conquistas e Perspectivas”
  • Virtual: Linha da Cultura do Metrô – https://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/359-linha-visuais/998-racismo-sexismo
  • Física: Shoppings Top Center, Light e Mais Santo Amaro
  • Data: 25 de julho a 5 de agosto.
Escada com mensagens da campanha na Estação Luz da Linha 4-Amarela

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE