Cerca de 50 moradores em situação de rua se abrigaram na estação de Metrô Dom Pedro 2º, no centro de São Paulo, na madrugada desta quinta-feira (29). Com frente fria histórica, nesta manhã, a capital paulista registrou a menor temperatura do ano: 6º C.
No abrigo, as pessoas foram acolhidas com colchões e cobertores, além de alimentação. A segurança da região e dentro da estação foi reforçada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Guarda Civil Metropolitana. Uma equipe do Padre Julio Lancelotti pernoitou com os abrigados para auxiliar no acolhimento de todos.
O abrigo montado na estação do Metrô possui um total 400 vagas disponíveis, exclusivamente para o público masculino. O local ficará aberto até 31 de julho e vai disponibilizar alimentação, água potável, colchões, cobertores e 20 banheiros químicos entre 20h e 8 horas.
As ações do programa Noites Solidárias envolvem as Secretarias de Desenvolvimento Social, Logística e Transportes, Segurança Pública, Fundo Social de São Paulo, Defesa Civil, Sabesp e o Exército Brasileiro.
Duas igrejas sob jurisdição do padre Júlio Lancelloti, a Casa de Oração do Povo da Rua, na Luz, e a São Miguel Arcanjo, na Mooca, também abriram as portas para abrigar moradores de rua.

Bom Prato
Para garantir a segurança alimentar da população em maior vulnerabilidade, restaurantes Bom Prato irão servir três mil sopas por noite, gratuitamente, até o fim de agosto. As unidades são do Brás, São Mateus, Perus, Capão Redondo e Santana, na Capital, e nos municípios de São José dos Campos, Taubaté, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra e Itapevi. A medida da gratuidade para a população em situação de rua está prorrogada também até o final do mês.
Inverno Solidário
Além disso, a campanha Inverno Solidário distribuiu na última noite 2,7 mil cobertores e 600 colchões para atendimento da população em situação de rua em todo o estado. Também foram abertas duas mil vagas de alojamento provisório em 134 cidades do Estado, em um investimento de R$ 3,7 milhões

