quinta-feira, 9 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADESAÚDEDia da Vitória: Estudantes de 16 e 17 anos são vacinados em...

Dia da Vitória: Estudantes de 16 e 17 anos são vacinados em escola estadual da capital

A partir desta quarta-feira (18) adolescentes de 16 e 17 anos que possuem comorbidades e/ou deficiências, grávidas e puérperas já podem se vacinar no estado de São Paulo de acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI). Para marcar a data, Dia da Vitória, o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, e o Secretário Estadual da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, acompanharam a vacinação de 11 alunos da Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, na zona sul da capital.

“Esse dia é mais um passo e uma vitória muito importante. Hoje, estar dentro de uma escola é mais uma esperança para que nós possamos cada vez mais avançar rumo à normalidade”, declarou Rossieli Soares.

“Nós temos seguido dois pedestais que são importantes no seguimento do controle da pandemia: um é a vacinação. E ao mesmo tempo existe a obrigatoriedade do uso de máscara estabelecido por decreto”, explicou Jean Carlo Gorinchteyn.

Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (2021), aponta que jovens com deficiências e comorbidades, além de correrem maior risco com a Covid-19, sofrem mais prejuízos durante a  pandemia como:

• Interrupção no acesso à educação, saúde e suporte que são fundamentais para a rotina de  tratamento e estímulos;

• Redução da atividade física levando ao declínio da saúde mental e funcional;

• Distanciamento físico e inatividade levam ao isolamento social e solidão;

• Sobrecarga e estresse do cuidador informal e familiar.

A estudante Vitória Cavalheiro Mendes retornou em fevereiro às aulas presenciais, e disse que prefere desta forma, pois, segundo ela é “muito melhor para acompanhar”. Ansiosa em receber a vacina, veio acompanhada pelo pai, Osni Cavalheiro Mendes.

Segundo ele, o nome Vitória veio pela dificuldade da esposa em engravidar. Com 12 anos de casados, “veio o milagre” e, por isso, escolheram o nome.“Foi um alivio para nós, eu estava ansioso pela vacinação dela e achei que ia demorar mais pela idade, mas foi rápido”, disse.

Para a família do estudante William Staff, o Dia da Vitória foi duas vezes especial. Isso porque além da primeira dose do aluno, o seu pai também irá tomar a segunda dose nesta data.

“Esse dia está sendo muito importante não só pra mim, mas principalmente para ele que tem a comorbidade de pressão alta. Agora com ele voltando às aulas isso é hiperimportante não só para a saúde dele, como também para nós mais velhos”, afirmou Carlos Staff.

A vacinação para este grupo vai até 25 de agosto. A partir do dia 26, já pode se vacinar quem possui de 12 a 15 anos.

Para o público geral desta faixa etária, a imunização começa a partir do dia 30, para quem tem entre 15 e 17 anos, e em 6 de setembro para os de 12 a 14 anos.

A imunização destes jovens e crianças tem também como objetivo dar maior segurança às famílias para o retorno às aulas presenciais. A volta às aulas, porém, não está condicionada à vacinação.

“Hoje com esse ponta pé inicial, 11 alunos da unidade escolar representando milhões de alunos que começam a ser vacinados a partir de agora. Então, eu estou feliz que a minha escola foi escolhida para representar essa grande rede que é a Secretaria de Estado da Educação” –  comemorou o diretor da unidade Jorge Luis Ribeiro.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,500SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Cras Santos Dumont recebe ação de cidadania no Dia dos Direitos Humanos

A Prefeitura de Guarulhos promoveu no último sábado (4) uma ação de cidadania no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont em referência ao...

Prodesp firma parceria para digitalizar 100% do acervo da Jucesp

Uma parceria firmada entre a Prodesp - empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – e a Junta Comercial do Estado de São...

Câmara aprova unidade de tratamento de água na Ponte Grande

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira, 3/12, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 3606/2021, de autoria do Poder Executivo, autorizando...

Pandemias futuras podem ser mais mortais e contagiosas, afirma cientista

A pesquisadora da vacina da Oxford-AstraZeneca, Sarah Gilbert, disse que "esta não será a última vez que um vírus ameaçará as nossas vidas e os...

Prefeitura divulga selecionados para o programa Jovem Trabalhador

A Prefeitura de Guarulhos divulgou nesta quinta-feira (2) a listagem com os nomes dos alunos selecionados para o programa Jovem Trabalhador, que oferece 300 vagas...