sábado, 18 setembro 2021
InícioCANAISINTERNACIONALAtaques terroristas deixam mortos no aeroporto de Cabul

Ataques terroristas deixam mortos no aeroporto de Cabul

Ao menos duas explosões deixaram várias vítimas no aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão, nesta quinta-feira (26). A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) confirmou que foi um atentado terrorista e o Talibã condenou o ataque.

O Pentágono fala em “ataque complexo” e diz que há 12 militares americanos entre os mortos e ao menos 15 agentes feridos.

Imagens feitas por jornalistas afegãos mostram dezenas de corpos enfileirados e cobertos próximos ao local da explosão. Segundo a emissora britânica BBC e o “Post”, que citam fontes do governo afegão, ao menos 60 civis morreram após o ataque.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, lamentou as mortes dos militares que atuavam no controle do aeroporto em um comunicado, mas confirmou que a retirada continua.

“Terroristas tiraram suas vidas no exato momento em que as tropas tentavam salvar a vida de outras pessoas”, escreveu Austin. “Não seremos dissuadidos da tarefa que temos em mãos.”

O aeroporto internacional Hamid Karzai é a única porta de saída do país para milhares de estrangeiros e afegãos que tentam, desesperados, embarcar nos voos de retirada organizados pelos países ocidentais.

“Podemos confirmar que a explosão no portão da Abadia foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

“Podemos confirmar pelo menos uma outra explosão no hotel Baron ou próximo a ele, a uma curta distância do portão da Abadia”.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que “condena veementemente o horrível ataque terrorista fora do aeroporto de Cabul”. “Nossa prioridade continua sendo evacuar o máximo de pessoas para um local seguro o mais rápido possível”. Duas fontes do governo americano disseram à agência de notícias Reuters que ao menos uma das explosões parece ter sido um ataque suicida causado por uma bomba.

O braço afegão do Estado Islâmico (EI-K) assumiu a responsabilidade do ataque, segundo a agência vinculada ao grupo extremista, Amaq News. O EI-K é mais radical do que o Talibã e criticou o acordo de paz responsável pela retirada estrangeira do Afeganistão.

EUA e Talibã ainda não atribuíram oficialmente o ataque a autores específicos.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,438SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Taxa do Lixo deverá ser votada hoje na Câmara

Nesta quarta-feira, 15, a Câmara de Guarulhos realizará Sessões Extraordinárias, tantas quantas necessárias, para votação de um único projeto. Trata-se do PL 2.072/2021, do...

FGTS faz 55 anos em meio a debate sobre reposição da inflação

Criado em 13 de setembro de 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) completa 55 anos de existência nesta segunda-feira (13). A...

Prefeitura promove encontro para cadastrar indígenas no CIEE

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos promoverá em 24 de setembro, das 10h às 12h, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734,...

Bolsonaro mantém tom comedido sobre STF e cita ameaça ao agro com o marco...

Neste sábado, em discurso no Rio Grande do Sul, o presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a falar da sua participação nas manifestações de 7 de setembro,...

Câmara de Guarulhos votará Taxa do Lixo nesta quarta

A Câmara de Guarulhos fará Sessões Extraordinárias, tantas quantas necessárias, nesta quarta-feira, 15, para discussão e votação de um único projeto: o PL...