domingo, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEGuti decreta extinção da Proguaru

Guti decreta extinção da Proguaru

 

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), determinou nesta sexta-feira (27), conforme o publicado no Diário Oficial do município, a extinção da Proguaru por conta do estado de falência da empresa de economia mista. Com isso, serão demitidos 4,7 mil funcionários.

Em dezembro de 2020, o prefeito conseguiu aprovação da Câmara Municipal para encerrar as atividades da empresa. Em julho, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) concluiu estudo em que apontava a situação econômica da empresa como insustentável.

A fim de evitar a demissão em massa, uma comissão composta de trabalhadores da empresa ‘Em Defesa da Proguaru’ mobilizou a população em Guarulhos e conseguiu coletar mais de 14,6 mil assinaturas em favor do referendo municipal.

As assinaturas foram entregues e protocolados na Câmara Municipal em ato público no dia 11 e solicitava a convocação de um referendo, para votar a revogação da lei, pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). A Justiça Eleitoral ainda não se posicionou sobre a solicitação dos funcionários.

Diário Oficial – 27 de agosto de 2021

DECRETA:
Art. 1º  Fica decretada a extinção, dissolução e liquidação da Empresa Progresso e Desenvolvimento de
Guarulhos S/A, nos termos do § 2o, do art. 1o, da Lei Municipal no 7.879/2020.

Parágrafo único. Fica autorizada a formação de Comissão Liquidante, por meio de assembleia geral, objetivando adotar as providências necessárias à efetiva liquidação e extinção, que será responsável pela dissolução e deliberação sobre a execução dos contratos em vigor, celebrados pela PROGUARU, podendo, inclusive, por motivo de interesse público, declarar as respectivas suspensões ou rescisões.

Art. 2º  Todos os atos a serem praticados deverão contar com a assinatura da maioria simples do colegiado que será nomeado, sendo uma delas obrigatoriamente o liquidante.

Art. 3º  Caberá à Comissão Liquidante, dentre outras atribuições, tomar todas as providências administrativas que se fizerem necessárias, sobretudo no que se refere a direitos e obrigações, levantando os ativos e os passivos da sociedade de economia mista e promovendo, inclusive, a arrecadação e a alienação de bens móveis e imóveis, obedecida a legislação vigente.
Parágrafo único. A Comissão Liquidante deliberará a respeito do cumprimento dos contratos vigentes da sociedade de economia mista até o encerramento da fase de liquidação.

Art. 4º  Durante o período em que perdurar a liquidação, em todos os atos praticados pelo liquidante será utilizada a expressão COMISSÃO DE LIQUIDAÇÃO DA PROGUARU.

Art. 5º  As receitas da PROGUARU, deverão ser utilizadas para quitação das obrigações legais e contratuais até a liquidação e o saldo remanescente deverá ser proporcionalmente revertido aos acionistas, obedecidas as dotações próprias.

Parágrafo único. O patrimônio da referida entidade será responsável por garantir as obrigações assumidas tendo em vista que no plano obrigacional as mesmas se equiparam as entidades privadas.

Art. 6º  A liquidação processar-se-á, no que couber, na forma estabelecida nos termos da Lei Federal no 6.404/ 1976-Lei das Sociedades Anônimas e da Lei Federal no 13.303/2016 – Estatuto Jurídico da Empresa Públicas e da Sociedade de Economia Mista.

Art. 7º  As despesas necessárias ao cumprimento deste Decreto serão suportadas com verbas próprias do orçamento.

Art. 8º  Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,574SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

GT definirá estratégias para melhoria das linhas 8 e 9 em São Paulo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a concessionária ViaMobilidade criaram um grupo de trabalho para definir medidas...

Presidente sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de...

Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista

No mês de conscientização da cefaleia, o neurologista Leandro Calia, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC) e do corpo clínico do Hospital Albert...

Serviço da Sabesp pode deixar Jd. Fortaleza sem água nesta terça-feira (24)

A Sabesp informa que realiza, nesta terça-feira (24/5), uma manutenção programada no sistema de abastecimento de água de Guarulhos localizado na estrada Tanque Grande....

Quinta-feira tem stand-up “Eu falo demais” com Victor Sarro em Guarulhos

"Eu falo demais" é o nome do show de stand up em que o comediante Víctor Sarro conta literalmente a sua história. Ele fala...