sábado, 18 setembro 2021
InícioCANAISINTERNACIONALEstados Unidos atacam militantes do Estado Islâmico em Cabul

Estados Unidos atacam militantes do Estado Islâmico em Cabul

Os Estados Unidos realizaram um ataque com míssil contra militantes do Estado Islâmico em Cabul neste domingo, disseram autoridades norte-americanas, enquanto suas forças no aeroporto da capital trabalhavam para concluir uma retirada que encerrará duas décadas de envolvimento no Afeganistão.

As autoridades, falando sob condição de anonimato, disseram à Reuters que o ataque teve como alvo supostos militantes do ISIS-K, um grupo que é inimigo tanto do Ocidente quanto do Taliban e que foi responsável por um ataque suicida fora dos portões do aeroporto na quinta-feira (26).

O ataque do ISIS-K, um braço do Estado Islâmico, matou pelo menos 90 afegãos e 13 soldados norte-americanos enquanto uma enorme operação de evacuação estava em andamento após a tomada de Cabul pelo Taliban em 15 de agosto.

As autoridades norte-americanas disseram que estavam citando informações iniciais e advertiram que isso poderia mudar.

Imagens de televisão mostraram fumaça negra subindo para o céu, mas não houve nenhuma palavra imediata sobre as vítimas.

Duas testemunhas disseram que a explosão parece ter sido causada por um foguete que atingiu uma casa em uma área ao norte do aeroporto, mas não houve confirmação imediata.

O ataque dos EUA ocorreu enquanto cerca de 1.000 civis esperavam no aeroporto para serem retirados antes da partida das últimas tropas, disse um oficial de segurança ocidental à Reuters.

“Queremos garantir que todos os civis estrangeiros e aqueles que estão em risco sejam evacuados hoje. As forças começarão a voar assim que esse processo terminar”, disse a autoridade.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que cumprirá o prazo para retirar todas as tropas dos EUA do Afeganistão até terça-feira. Uma autoridade dos EUA disse à Reuters no sábado que menos de 4.000 soldados permaneceram no aeroporto.

Os Estados Unidos e seus aliados retiraram cerca de 114.400 pessoas – estrangeiros e afegãos vulneráveis ​​- do país nas últimas duas semanas, mas dezenas de milhares que quiserem ir ficarão para trás.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,438SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Comissão da Câmara aprova projeto que estende a desoneração da folha de pagamento até...

Nesta quarta-feira (15), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou o projeto que estende a desoneração da folha de pagamento até 2026. O...

Bolsa Empreendedor oferta mais de 52 mil vagas com bolsa-auxílio para autônomos informais

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferta 52.196 bolsas do programa Bolsa do Povo Empreendedor para autônomos informais...

Alfabetização e novas tecnologias é tema de encontro do Fórum Internacional de Educação

Na próxima quinta-feira (16), das 19h às 21h, o 2º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê apresenta a terceira sessão online voltada...

Dia Mundial da Limpeza tem 36 atividades programadas em Guarulhos

Neste sábado (18) centenas de cidades ao redor do planeta participam do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Guarulhos também fará parte do movimento e terá...

Emprego no comércio paulista registra a maior alta mensal desde novembro de 2020

O mês de julho registrou a maior evolução mensal absoluta, desde novembro de 2020, do mercado de trabalho celetista no comércio de São Paulo....