sábado, 18 setembro 2021
InícioABASTECIMENTODicas para economizar energia elétrica

Dicas para economizar energia elétrica

Nesta terça-feira, dia 31/08, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a conta de luz, que já se encontra na bandeira vermelha patamar II com reajuste de 52%, sofrerá um novo reajuste de 49,63%. Esse cenário se dá pela escassez de chuvas em vários estados brasileiros e pelos baixos níveis de água nos principais reservatórios do país, principalmente no Sudeste, o que a torna a mais preocupante crise hídrica em 91 anos. O valor da cobrança extra passou de 9,49 reais para 14,20 reais a cada 100 kWh consumidos, configurando a bandeira tarifária de escassez hídrica.

De acordo com o professor de sustentabilidade e especialista em eficiência energética, Wagner Carvalho, CEO da W-Energy, neste momento de escassez de água e de altas taxas nas contas, a conscientização da população e os hábitos sustentáveis precisam entrar em ação urgentemente. “A realidade da crise hídrica pode piorar ainda mais até o final do ano e com consequências para 2022, caso não tenhamos chuvas significativas para aumentar o volume dos reservatórios. O que temos que fazer agora é retomar o racionamento o quanto antes, e buscar meios de economia significativa dos recursos naturais”, diz Wagner.

Nos meses de Inverno, período em que a conta de energia elétrica costuma aumentar por conta do uso de eletrodomésticos em potência alta, como o aquecedor, ar-condicionado (modo Heat), ferro de passar roupas, lava-louça, máquina de lavar e secar roupas, torneira elétrica, entre outros, a preocupação é ainda maior. Segundo o especialista, o chuveiro elétrico é o grande vilão neste período, pois consome, em média, 25% a mais de energia que nos dias quentes. “Os cuidados com o uso do chuveiro elétrico precisam ser redobrados, pois, além do alto consumo de energia, também há o desperdício de água, já que o tempo do banho costuma ser maior. Isso sem falar no uso de torneiras aquecidas, máquina de secar roupas e aquecedores”, explica Wagner.

Outra dica importante, em tempos de home office, é estar atento às luzes dos ambientes, equipamentos de uso intermitente em tomadas, que interferem no consumo de energia e na eficácia de outros aparelhos. Na escala de maior gasto, estão: o ar-condicionado – na função quente ou fria – e a geladeira, que no total do consumo de uma casa representa 30%; o chuveiro elétrico, 25%; a iluminação, 20%, TV, 10%; ferro elétrico, 6%; máquina de lavar 5% e todos os demais, como micro-ondas, roteadores, etc, 4%.

Com base nessas informações, saiba o que fazer para economizar energia em empresas e residências:

– Invista em equipamentos inverter: Essa tecnologia promete reduzir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, economizar na conta de luz. Segundo a pesquisa Procel 2020 – Programa de Conservação de Energia Elétrica – com base em informações dos fabricantes, os eletrodomésticos com a função inverter podem economizar de 40% a 70% de energia em relação aos modelos tradicionais. O investimento se paga durante os anos com a economia gerada pelos equipamentos.

– Fique de olho no chuveiro elétrico: Procure substituir por um novo, caso seja de um modelo muito antigo, e que tenha a etiqueta do Inmetro com classificação “A” de economia. Vale lembrar que os que possuem uma potência mais baixa ajudam a reduzir o consumo de energia sem perder a eficiência.

– Tenha uma turbina eólica: Parece uma realidade distante, mas ela é muito possível. O sistema de energia eólica residencial com turbinas gera energia elétrica 24h por dia pelo vento – dependendo da região do país gera 5 kWh/dia – e alguns modelos de turbinas custam menos que um smartphone de última geração. Hoje os grandes bancos incluem incentivos à energia eólica em crédito para construção. Busque por essas opções pois, mais uma vez, o investimento se paga com os anos de economia.

– Instale painéis solares: Já existem muitas residências e empresas que estão investindo na sua própria produção de energia elétrica através da energia fotovoltaica, para reduzir custos, valorizar suas propriedades e tornar suas atividades mais sustentáveis. Apesar de demandar um valor alto para a instalação do sistema de energia solar, o investimento garante uma economia de até 95% na conta de luz. A médio prazo, aproximadamente 7 anos, você paga todo o investimento com a própria economia gerada e garante mais de 25 anos de uso e poupança financeira.



Como economizar água


De maneira prática, conheça as principais ações para economizar água, o líquido mais precioso do planeta:

– Instale adaptadores econômicos nas torneiras, chuveiros e nas descargas, para garantir um menor consumo de água sem perder a eficiência.

– Inspecione suas contas de água dos últimos 12 meses. Caso um aumento significativo tenha acontecido em algum período, vale investigar se há vazamentos invisíveis, principalmente se o seu imóvel é mais antigo. Hoje no mercado existem tecnologias acessíveis para garantir a correção desses desperdícios sem quebras desnecessárias. Quase 40% da água tratada é desperdiçada antes de chegar aos destinatários finais; ou seja, quase 40 litros se perdem a cada 100 litros de água captada da natureza.

– Evite tomar banhos demorados. Para as crianças, use um “timer” de 5 minutos, como um desafio positivo. Priorize a água para enxaguar o corpo.

– Evite fazer a barba (homens) e lavar lingeries (mulheres) durante o banho.

– Não use a descarga para outros fins, como lixeira de papel.

– No ato de lavar a louça, limpe bem os restos de alimentos e enxague-a toda de uma vez.

– Lave as roupas na máquina quando estiver com o cesto cheio. No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa as peças.

– Não utilize a mangueira para lavar o carro e a casa. Priorize um balde e pano.


- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,438SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Taxa de desocupação fica relativamente estável no estado de São Paulo no segundo trimestre

Estudo do Seade com base em dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Continua – Pnad- Continua, do IBGE, mostra que a força de...

SpaceX faz primeiro voo orbital civil da história

A primeira missão espacial totalmente civil terá sua janela de decolagem aberta hoje (15), às 21h (horário de Brasília), para orbitar a Terra a mais de...

Prefeitura realiza provas objetivas de 4 concursos públicos neste domingo

A Secretaria de Gestão de Guarulhos publicou na última sexta-feira (10), no Diário Oficial, os editais de convocação para a realização das provas objetivas de...

Adesão ao Programa Computador do Professor é prorrogada até 30 de setembro

O programa Computador do Professor, que oferece subsídio de até R$ 2.000,00 para compra de desktops, notebooks ou tablets para professores do quadro do...

Ação social Pastoral da Rua atende mais de 150 pessoas

Neste domingo (12) a Secretaria da Saúde de Guarulhos mais uma vez marcou presença na ação social da Pastoral do Povo da Rua, promovida no espaço...