quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioCIDADEFlagrantes da falta de educação do nosso povo que impede o Brasil...

Flagrantes da falta de educação do nosso povo que impede o Brasil de ser uma Nação exemplar

O que não falta no Brasil são flagrantes de como o nosso povo é mal-educado no trato que tem com as cidades onde vive, principalmente nos grandes conglomerados populacionais.

Cenas como a da foto em destaque e as demais que ilustram esta matéria são comuns em Guarulhos, o que contribui para que seja uma cidade suja e mal-cuidada. A zeladoria a cargo dos órgãos públicos tem ficado muito aquém do necessário, ainda mais durante a pandemia, quando muitos servidores mais idosos estão afastados das atividades, para evitar serem contaminados pelo coronavírus. Mas, há de se considerar que a população também não tem feito sua parte.

Nada justifica que lixo seja jogado às margens dos córregos. A fotografia em destaque é do trecho do córrego dos Japoneses quando passa sob a avenida Tiradentes, na confluência com avenida Antonio Grotkowsky, no Macedo.

A poucos metros dali, no fim da rua Urucara, cena parecida se repete. Além de lixo doméstico, jogaram madeiras, que estão prestes a cair no córrego.

Na avenida Barber Greene, altura do número 800, alguém deixou o box danificado de uma cama, talvez sob o argumento de que possa vir a ser útil a alguma pessoa. Na viela ali situada, fumantes não hesitam em deixar ali suas bitucas.

A realidade é que muitos munícipes agem sem levar em conta o direito das outras pessoas. Não têm zelo pela natureza, nem pela saúde dos semelhantes. Tomam atitudes sem considerar que haverá consequências. Como se ao jogar, seus dejetos fossem para fora do planeta.

A cama, que deveria ser levada a um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), desmontada de preferência, ficará ali, ocupando a calçada, que pertence aos pedestres e não para depósito do que não serve mais na casa de alguém.

O lixo, mesmo reciclável, jogado na beira do córrego acabará indo para o rio, poluindo as águas. Do rio, irá para o mar, envenenando e asfixiando peixes e outros animais marinhos. O mesmo mal é provocado pelas bitucas de cigarros. Quem as joga nas vias públicas parece desconhecer que não é um ato isolado. Em uma cidade como Guarulhos, onde se pressupõe que haja 300 mil fumantes, se cada um fumar um maço de cigarros por dia e jogar as bitucas na rua, serão 6 milhões de bitucas que acabarão indo para o mar. Imagine quantos plásticos são carreados para os rios e mares a cada dia!

Agora, na pandemia, milhões de máscaras são descartadas diariamente. E muita gente as joga nas rua, sem a menor cerimônia. As que têm alças, se chegarem ao mar, farão com peixes se enrosquem nelas, engasguem, morram.

Os poderes públicos precisam mudar seu modo de agir. Se a Prefeitura continuar agindo como de costume, terá os mesmos maus resultados. Finalmente, começou a operação Cata-Treco, com caminhões passando para recolher materiais inservíveis. A nova empresa contratada para coleta do lixo doméstico iniciou a coleta seletiva de materiais recicláveis, em alguns bairros e irá ampliar as áreas atendidas, gradativamente. As duas novidades são muito bem-vindas. Mas, não são suficientes.

Nos pontos viciados de despejo de entulho e lixo, é necessário instalar câmeras. A fiscalização precisa ser multiplicada, rápida, presente. Quem for pego cometendo crimes ambientais tem de ser punido, exemplarmente.

E as famílias precisam mudar seus hábitos. Conscientizar-se que cada ato seu tem consequências para o planeta, que não suporta mais ser maltratado.

Que as crianças aprendam sobre isso na pré-escola e ensinem a seus pais, já que parece que eles não aprenderam quando eram crianças, nem depois que chegaram à idade adulta.

Enquanto o povo continuar agindo com essa má-educação, jamais o Brasil será uma Nação próspera. Somos um país que tem todas as condições para ser uma Nação exemplar. A mudança para que isso seja realidade começa em cada um de nós.

Valdir Carleto


- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,440SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Paciente da Casas André Luiz é torcedor fanático do Palmeiras e sonha em...

Dizem os bons costumes que não se pode misturar política e religião. Futebol, então, nem pensar, uma vez que o esporte envolve muita política...

Primeiros dias da Semana do Trânsito em Guarulhos abordam Lei Seca e travessia segura

As primeiras ações da Semana Nacional do Trânsito (SNT) em Guarulhos foram realizadas em bares da região da Vila Galvão, no entorno do Lago...

Nipo-Brasileiro celebra diferencial no Dia do Dia do Cuidado Materno e o Neonatal Seguro

Escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17, o "Cuidado Materno...

UNG oferece atendimento gratuito em estações da CPTM

Atendimentos gratuitos em diversas áreas serão oferecidos pelos estudantes da Universidade Guarulhos - UNG, entre os dias 21 e 23 de setembro, em três...

Vila Moreira pede atenção das autoridades municipais

Moradores da Vila Moreira apontam perigo na calçada da rua Antonio Iervolino, próximo à esquina com rua José Carlos, em frente à Casa de...