Ministério conclui envio de vacinas para 1ª dose dos adultos

Fabio Nunes Teixeira/PMG

O Ministério da Saúde liberou nesta quarta-feira (15), em Guarulhos (SP) o último lote de vacinas contra Covid-19 necessário para que os estados concluam a aplicação da primeira dose em todos os brasileiros acima de 18 anos.

O lote inclui 1,1 milhão de vacinas, das quais cerca de 900 mil serão enviadas ainda hoje a 26 unidades da federação por via aérea pela Latam Cargo, sem custo aos cofres públicos.

As doses do estado de São Paulo vão ser transportadas por via terrestre a partir do almoxarifado do SUS em Guarulhos. 

A população adulta elegível para vacinação é de 158 milhões, sendo que 139,2 milhões (88%) já haviam recebido a primeira dose até hoje.

A pasta espera concluir a aplicação da primeira dose neste grupo até o fim de setembro — ainda faltam cerca de 18,8 milhões de indivíduos. 

Outros 75,4 milhões de brasileiros (47,7% dos adultos) concluíram o esquema vacinal, seja com duas doses ou com a vacina de dose única da Janssen.

Até agora, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) enviou a estados e municípios 265,8 milhões de vacinas, entre primeira e segunda doses e também dose única. 

A partir de hoje, todas as vacinas que forem recebidas pelo ministério servirão para segunda dose de adultos, primeira e segunda dose de adolescentes (12 a 17 anos), além de reforço e terceira dose para idosos e imunossuprimidos.