terça-feira, 26 outubro 2021

Começa nesta sexta o 1º Festival de Ópera de Guarulhos

Nesta sexta-feira, 24, às 20h, e no domingo, 26, às 19h, haverá as duas primeiras atrações do 1º Festival de Ópera de Guarulhos, com a apresentação de O Turco na Itália, ópera buffa em dois atos, de Gioachino Rossini, com a Orquestra Gru Sinfônica.

A direção musical e a regência são de Emiliano Patarra e a direção cênica de André Heller-Lopes. A montagem conta com grande elenco: Savio Sperandio (baixo), Saulo Javan (baixo), Tati Helene (soprano), Anibal Mancini (tenor), Juliana Taino (mezzosoprano), Vinícius Atique (barítono) e Cleyton Pulzi (tenor).

O Festival

A realização é da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, que promoveu encontro que contou com a presença de vários artistas e técnicos participantes do Festival e Imprensa, para apresentar como será o 1º Festival de Ópera de Guarulhos.

Segundo explicou o maestro Emiliano Patarra, o Festival é resultado do apreço do público guarulhense pela arte lírica, algo que se tornou evidente desde a primeira montagem efetuada na cidade, em 2006. “Desde então, foram realizadas 16 produções diferentes, com títulos que vão desde obras-primas consagradas a primeiras audições nacionais”, informou. Ele ressaltou o apoio que recebeu do prefeito Guti; do secretário de Cultura, o vice-prefeito Jesus; e da Secretaria de Educação, ali representada pela subsecretária, Fábia Costa.

O prefeito Guti disse que se sente feliz que em sua gestão se torne possível promover esse festival, possibilitando que a população tenha acesso, de forma gratuita, a expressões culturais dessa importância. O professor Jesus garantiu que tudo que estiver ao alcance será posto em prática, salientando o empenho de toda a equipe da Secretaria para que o Festival se tornasse realidade.

Patarra explicou que um dos fatores que está permitindo que a entrada seja gratuita é que foram firmadas parcerias, com o Teatro Municipal de S.Paulo e com o Teatro São Pedro, obtendo empréstimo de vestimentas e adereços, por exemplo. Vários artistas participarão das três produções de ópera e do concerto que integram o festival, entre diretor cênico, cantores, cenógrafos, figurinistas e maestro convidado. “É uma oportunidade para tantos profissionais que ficaram prejudicados com a pandemia”, comentou.

Segundo ele, a realização do 1º Festival de Ópera de Guarulhos com os espetáculos que integram a série “No Mundo da Ópera da Temporada 2021”, garante espaço para que essa linguagem, tão impactante, possa contar com montagens completas, óperas produzidas e que permitem maior aproveitamento do esforço envolvido na criação de cada espetáculo.

Respondendo a perguntas dos jornalistas na coletiva, o maestro informou que se pretende promover outras apresentações, tanto no próprio Teatro Adamastor, quanto em outros espaços, inclusive na periferia, desde que haja condições de montagem. Heller-Lopes disse que para os artistas é motivador superar desafios e que, por isso, limitações de espaço nem sempre impedem que uma ópera seja apresentada. “Uma ópera não é algo tão complicado quanto possa parecer”, afirmou.


Programação

Nos dias 22 e 24 de outubro, sexta às 20h e domingo às 19h, a Orquestra Gru Sinfônica reapresenta o espetáculo O Cônsul, ópera em três atos do ítalo-americano Giancarlo Menotti, grande sucesso da Temporada 2020 que estreou no Teatro Adamastor em novembro do ano passado.

A direção cênica desse espetáculo é de Pablo Maritano, e conta com os cantores Tati Helene (soprano), Vinícius Atique (barítono), Juliana Taino (mezzosoprano) e Ana Lucia Benedetti (Mezzo-Soprano).

Ainda em outubro, no dia 16, às 20h, as orquestras de Guarulhos apresentam Gala Lírica em Homenagem ao compositor italiano Giuseppe Verdi, espetáculo sob regência de Silvio Viegas com os cantores Paulo Mandarino (tenor) e Marly Montoni (soprano).

Em novembro, dias 26 e 28, sexta às 20 e domingo às 19h, o Festival de Ópera destaca Rusalka, obra do compositor checo Antonín Dvořák, 1ª audição nacional com a Orquestra Gru Sinfônica em homenagem aos 180 anos do compositor. Com direção cênica de Pablo Maritano, o espetáculo conta com a participação dos cantores Tati Helene (soprano), Eric Herrero (tenor), Marcelo Ferreira (barítono) e Ana Lucia Benedetti (mezzosoprano).



Como obter ingressos

Todos os espetáculos são gratuitos e acontecem no Teatro Adamastor. Os ingressos são limitados a 300 lugares e devem ser retirados com antecedência pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/. Os espetáculos do 1º Festival de Ópera de Guarulhos também serão transmitidos pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.


- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,478SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Exposição no IMS paulista retrata obra de Clarice Lispector

A partir de hoje (23), o Instituto Moreira Salles (IMS) exibe uma exposição com trabalhos de artes visuais, além de outros 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias,...

Eniac organiza Feirão do Emprego com mais de 200 oportunidades

O Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – organiza a 4ª edição do Feirão do Emprego, em...

Receita Federal abre hoje consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu hoje (22) consulta a lote residual de restituição do Importo de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês de...

Universitária guarulhense concorre a Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos

O estudo “Direito à educação e emancipação juvenil na cidade de Guarulhos: um olhar sob a perspectiva da desigualdade racial” trata da aplicação das...

Brasil registra menor média móvel de mortes desde o início da pandemia

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da Covid-19: cerca de 3 mil óbitos...