A cidade de São Paulo inicia nesta segunda-feira (27) a aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou a dose única há mais de seis meses. Será utilizado o imunizante da Pfizer. O público estimado é de 174.198 pessoas.
Até as 13h de sábado (25), a capital paulista aplicou 97.257 doses de reforço. A vacinação continua para pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. Para o grupo, com mais de 18 mil cidadãos, é preciso ter tomado a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias.
A recomendação é para que a população acompanhe a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila.
Os idosos também podem comparecer a um dos postos com a carteira de vacinação, comprovante de residência e documento com foto.
Já os pacientes acamados são vacinados em domicílio pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do usuário. O mesmo acontece em Instituições de Longa Permanência para Idosos e a população indígena aldeada na cidade de São Paulo.
Em drive-thrus, megapostos e farmácias, a vacinação ocorre das 8h às 17h. Nas UBSs, a aplicação vai das 8h às 19h e nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
Doses remanescentes
Os idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da Saúde com mais de 18 anos, exceto gestantes e puérperas, podem fazer a inscrição nas UBSs para receber a terceira dose, caso haja vacina remanescente. Vale apenas para quem tomou a segunda dose há mais seis meses na capital. É preciso apresentar comprovante vacinal completo e de residência e documento com foto.