sábado, 27 novembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADENovo cão de faro da Receita Federal em Santos estreia com sucesso

Novo cão de faro da Receita Federal em Santos estreia com sucesso

A atuação da Receita Federal no Porto de Santos no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista frustrou, na sexta-feira, 1º de outubro, a tentativa de envio ao exterior de, aproximadamente, 484 kg de cocaína.

A droga estava oculta em um carregamento de três mil sacas de açúcar acondicionadas em seis contêineres, cujo destino seria o porto de Antuérpia, na Bélgica.

O sucesso da apreensão é decorrência da Gestão de Riscos promovida pela Receita Federal, com análise das operações de exportação, utilização de imagens de escâneres e do mais novo cão de faro da Unidade.

Trata-se de Uruk, um pastor-belga-malinois, treinado no Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil (CNCF K9 RFB), localizado em Vitória, no Espírito Santos. Uruk chegou a Santos no dia 21 de setembro e iniciou seu trabalho na data de hoje, 1º de outubro.

Com a chegada do mais novo integrante, a Alfândega do Porto de Santos passa a contar com três cães de faro: Uruk, Dexter e Dara.

Os animais passam por uma seleção rigorosa, sendo treinados de quatro a seis meses, quando são apresentados ao odor de substâncias como cocaína, crack, maconha, skank, haxixe, LSD e ecstasy. Os odores são associados a brinquedos, geralmente uma bolinha de tênis.

Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meio para o cometimento de ilícitos.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal.

A Polícia Federal prosseguirá com as investigações, e a troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,491SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Câmara aprova MP que cria o Auxílio Brasil; texto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (25) a medida provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil, programa social do governo federal que substituiu o...
Música em SP | Portal Click Guarulhos

Festivais de música em São Paulo devem reunir grande público

Plateias que podem chegar a 600 mil pessoas reunidas em torno de um palco, cena impensável no auge do período pandêmico, voltarão a ser...

Sesc Guarulhos passa a receber público espontâneo em dezembro

A partir de 1⁰ de dezembro, o Sesc Guarulhos voltará a receber público geral em suas unidades, com a retomada de alguns serviços. A...

CCIs transmitem sarau virtual sobre consciência negra na próxima terça-feira

A Prefeitura de Guarulhos promoverá na próxima terça-feira (30), às 8h, Retalhos de Um Sarau, evento virtual que abordará o tema consciência negra com...

Feira de Empregos e Empreendedorismo atende 700 pessoas

Penha Maria Lousada da Silva,  de 54 anos, chegou às 4h30 e foi a primeira da fila da Feira de Empregos e Empreendedorismo Guarulhos 2021– Juntos Por Um Novo Caminho,...