domingo, 23 janeiro 2022
InícioCIDADEMOBILIDADESão Paulo investe R$ 32 bilhões em expansão da malha metroferroviária do...

São Paulo investe R$ 32 bilhões em expansão da malha metroferroviária do Estado

 

Mobilidade urbana é, sem dúvida, um desafio para a gestão de qualquer cidade do país, em especial, para as grandes metrópoles nacionais, como São Paulo. O município mais populoso do Brasil, com 12,4 milhões de habitantes, enfrenta uma realidade diária completamente singular.

Por isso, superar os imensos desafios que pautam a região metropolitana da cidade é um dos objetivos do governo estadual. Foi o que disse o secretário estadual de transportes metropolitanos do Governo de São Paulo, Alexandre Baldy, durante sua participação na NT Expo Xperience 2021, principal evento digital voltado ao setor metroferrovário da América Latina, nesta quarta-feira (6).

Com o objetivo de superá-los, segundo Baldy, o governo estadual já investiu cerca de R$ 32 bilhões na expansão da malha metroferroviária do Estado, por meio de parcerias público-privadas (PPP’s) – contando apenas as obras já em andamento, com mais de 20 mil empregos gerados. “Devemos entregar nos próximos meses, por exemplo, a Estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do Metrô. Também já iniciamos a retomada das obras da Linha 15-Prata, que já conta com quatro estações entregues e logo terá mais três. Somente neste empreendimento, são R$ 450 milhões de investimentos”, afirmou.

Já na Linha 17-Ouro, de acordo com ele, são mais R$ 4,7 bilhões de aportes já realizados. “Esperamos ter o primeiro trem da linha em operação já em 2022. Serão oito novas estações, com quatorze trens ao total. Há ainda a construção da Linha 6-Laranja, o maior empreendimento de infraestrutura do Brasil e da América Latina em andamento, que possui um investimento total de R$ 15 bilhões. Temos também a extensão da Linha 5-Lilás, que ganhará duas novas estações em mais 4,3km de extensão entre os bairros Capão Redondo e Jardim ngela. Sem contar as obras do VLT da Baixada Santista, que também estão em execução, com um investimento de R$ 217,7 milhões nesta segunda fase, que vai dobrar a capacidade de atendimento e transporte da população local”, acrescentou.

E não para por aí, lembrou. c

Baldy exaltou também os investimentos do Governo do Estado em tecnologia, como a adoção de um novo sistema de cobrança e bilhetagem por meio de QR Code, tanto nas estações da CPTM quanto do Metrô – a inovação chegará também, em breve, ao cartão metropolitano BOM, que, agora, passará a se chamar TOP. Outra novidade será a modernização dos sistemas de sinalização e segurança, como a implantação de portas de plataforma em 36 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. “Essa inovação possibilitará a redução do intervalo dos trens, a redução do tempo de viagem, uma maior eficiência da operação e, principalmente, maior segurança para os passageiros, já que reduz o risco de quedas nas vias e fatalidades”, completou

Sustentabilidade – A sustentabilidade também foi destaque do segundo dia de NT Expo Xperience 2021, com a palestra sobre locomotivas elétricas movidas à bateria, realizada pelo gerente técnico da Progress Rail no Brasil, Ricardo Lempke. O executivo deu início à apresentação explicando um pouco mais das razões que levaram a empresa a adotar o sistema de locomotivas elétricas

“A principal motivação da empresa para adotar o sistema de locomotiva elétrica a bateria foi a nossa preocupação ambiental. Vemos tanto os impactos globais que o aumento da temperatura na atmosfera causa ao planeta, tendo como uma das principais razões dessa alta as emissões de gás carbônico na atmosfera (pela qual o modelo convencional de transporte ferroviário possui responsabilidade), que decidimos fazer algo a respeito. O segundo ponto que nos incentivou foi o lado tecnológico e a possibilidade de proporcionar um aumento cada vez maior para a eficiência energética e para a autonomia das locomotivas. O terceiro aspecto foi o econômico: antigamente, apostar em vagões elétricos era algo muito caro, mas, com o passar dos anos, se tornou mais viável com a expansão da produção em escala dos itens que os compõem”, evidenciou

Com isso, no ano passado, lançamos a primeira locomotiva 100% elétrica da marca, a EMD Joule, que tem como principais características uma capacidade de carga de 1,9 MHz, potência máxima de 3 MW e velocidade máxima de 60 a 80 km/h. “A maior diferença deste modelo para o convencional à combustão, naturalmente, é a não emissão de poluentes na atmosfera, mas queremos desenvolver novos modelos daqui em diante com cada vez mais capacidade de energia instalada e com mais autonomia aos equipamentos”, concluiu

Normas – Destaque também foi a importância da normatização técnica para o setor, com o diretor técnico do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Paschoal de Mário. Para ele, este é um ponto fundamental para o bom desempenho do segmento. “Com a normatização técnica do setor, é possível proporcionar mais economia ao mesmo, por exemplo – levando a crescente variedade de produtos e serviços, já que a normatização está presente na fabricação dos materiais do setor como um todo, na transferência de tecnologias, na segurança e na preservação do meio ambiente”, disse.

Outra vantagem, segundo ele, é propiciar uma melhor comunicação entre os players deste mercado como um todo, proporcionando meios mais eficientes na troca de informações entre os fabricantes e os clientes. “Isso é muito importante para a indústria ferroviária. Nós estamos vendo que a normatização, além de ser um excelente meio para nossas fábricas e projetos de licitações, é o que dá garantia e segurança ao consumidor”, finalizou.

Para saber mais, acesse –https://www.ntexpo.com.br/pt/home.html

Serviço – NT Expo Xperience 2021:
Quando: 5 a 7 de outubro.
Horário: Das 10 às 18 horas.
Inscrições: https://negociosnostrilhosexpo.e-event.com.br/

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,505SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

IFSP abre 719 vagas para transferência e reopção entre cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas, até 28 de janeiro, para ingresso em cursos técnicos...

Afastamento do trabalho por Covid quase triplica em um ano

Os números da Covid-19 impactam todos os setores da economia. O número de afastamentos do trabalho por causa da Covid-19 quase triplicou em um ano. De...

IBGE oferece 266 mil oportunidades de emprego até 21 de janeiro

Cerca de 78 milhões de residências brasileiras devem receber, a partir do dia 1º de agosto, a visita de um agente recenseador do Instituto...
François Fourton

Atriz Françoise Forton falece aos 64 anos

Faleceu neste domingo, no Rio de Janeiro, a atriz Françoise Forton, aos 64 anos. Ela vinha se tratando de um câncer e estava internada...

Ana Maria Braga e João Carlos Martins inauguram exposição em homenagem ao aniversário de...

Em comemoração aos 468 anos de São Paulo, a Galeria das Artes da Casa de Portugal inaugura na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro,...