sábado, 4 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADANIAQuase 1.800 jovens da Fundação Casa poderão prestar exame do Encceja nesta...

Quase 1.800 jovens da Fundação Casa poderão prestar exame do Encceja nesta semana

Um grupo de 1.790 adolescentes que cumprem (ou cumpriram) medida socioeducativa de internação em 87 centros da Fundação Casa em todo o estado de São Paulo pode prestar, nesta semana, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). 

As provas acontecem na quarta (13), para os 1.206 candidatos do Ensino Fundamental, e quinta (14), para os 584 adolescentes da Fundação Casa que desejam a certificação do Ensino Médio. Os testes são aplicados nos sistemas socioeducativo e prisional.  

“A elevação da escolaridade é um passo fundamental para que esses adolescentes continuem seus estudos, buscando melhorar suas competências educacionais e se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa.  

O Encceja PPL é voltado a pessoas privadas de liberdade que não concluíram os estudos na idade-série correta e buscam a certificação dos ensinos Fundamental ou Médio – ou ao menos a proficiência em algumas disciplinas.  

Por causa da pandemia da Covid-19, a edição de 2020 do Encceja PPL acontece neste ano. As provas serão feitas nas unidades socioeducativas em que os adolescentes da Fundação Casa foram inscritos, com todos os cuidados preventivos em relação ao novo coronavírus. 

Desde 2017, o Ministério da Educação (MEC) passou a certificar o Ensino Médio – antes era apenas o Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela execução. 

Critérios 

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o inscrito precisa ter, ao menos, 15 anos, enquanto a pessoa que deseja certificar-se no Ensino Médio precisa ter ao menos 18 anos, além do Ensino Fundamental completo.  

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Ensino Fundamental compõe-se de nove anos. O ingresso da criança se dá aos seis anos de idade, com expectativa de conclusão aos 14 anos.  

Segundo o MEC, na etapa seguinte, do Ensino Médio, a expectativa é que o adolescente que a cursa tenha idade entre 15 e 17 anos. Jovens e adultos com idades cronológicas incompatíveis com as das séries encontram-se em defasagem idade-série.  

Escolarização na Instituição 

A educação escolar na Fundação Casa é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. Os adolescentes privados de liberdade são matriculados em escolas da rede pública estadual, mas têm aulas dentro dos centros socioeducativos, com professores da Secretaria. O cronograma de aulas, conteúdos e material didático seguem aquilo que é ministrado na rede pública do Estado. 

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Veterinária adota os três cães que estavam há mais tempo no abrigo da Prefeitura...

A veterinária Katia Simões Refaxo adotou nesta sexta-feira (3) os três cães que há mais tempo esperavam por um lar no abrigo da Prefeitura de...

Países europeus identificam casos da variante Ômicron

Dois casos da nova variante Ômicron do coronavírus foram detectados no estado da Bavária, no sul da Alemanha, disse o Ministério Regional da Saúde...

Questão do Enem sobre a Copa do Brasil não tem solução, diz cursinho

Professor do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) Mário Ferandes, afirma que uma das questões de matemática do segundo dia do Exame Nacional...

Moradores da Vila Galvão pedem policiamento contra invasão de residências

Bairro que sempre foi tido como tranquilo, a Vila Galvão tem sofrido com a falta de segurança. Nas últimas semanas, imóveis vazios na região...

Prefeitura divulga selecionados para o programa Jovem Trabalhador

A Prefeitura de Guarulhos divulgou nesta quinta-feira (2) a listagem com os nomes dos alunos selecionados para o programa Jovem Trabalhador, que oferece 300 vagas...