sábado, 4 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEEDUCAÇÃOPara escolher bem, a família deve saber o que espera da escola

Para escolher bem, a família deve saber o que espera da escola

Conheça as principais linhas pedagógicas adotadas no Brasil

Para subsidiar as famílias guarulhenses para a difícil tarefa de escolher a escola ideal para matricular seus filhos ou mesmo os jovens e adultos que buscam cursos superiores, de extensão, profissionalizantes, além dos de idiomas, música e outros, este é o 11º. ano consecutivo que a Carleto Editorial produz esta edição voltada de forma especial à Educação.

Com base em informações de especialistas, são mencionadas as várias linhas pedagógicas comumente adotadas no Brasil e suas principais características. Cada família deve avaliar o que espera da escola para decidir qual colégio mais se aproxima de suas expectativas, levando em conta também, evidentemente, a personalidade de cada criança ou adolescente, pois mesmo entre irmãos há diferenças significativas e pode ocorrer de o que parece ideal para um filho não ser o mais indicado para outro.

O roteiro de escolas é publicado em ordem alfabética, separadas por níveis de ensino oferecidos: Infantil, Fundamental e Médio; Superior; Profissionalizantes e outros. As informações foram fornecidas pelas instituições de ensino, sem manifestação de opinião pela revista.

Esperamos com esta publicação estar prestando um serviço de utilidade à população guarulhense.

Veja também: Roteiro: Hora de escolher a escola

Formas de ensinar

As escolas, segundo a doutora em educação Shirleide Silva Cruz, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), de acordo com os métodos de ensino que adotam, diferenciam-se basicamente em dois quesitos: como lidam com o conhecimento, o que envolve o conteúdo específico que será ensinado; e, como organizam o trabalho, ou seja, com avaliam os estudantes, como é a relação do professor com o aluno.  

“Quando eu escolho a escola dos meus filhos, eu vou olhar como essa escola lida com as temáticas abordadas ao longo do ano, olhar as páginas das escolas nas redes sociais, ver que tipos de projetos elas desenvolvem, vou tentar captar como essa escola entende a construção do conhecimento e como ela vê o aluno”, diz.

Entender o trabalho da escola vai ajudar a evitar frustrações, de acordo com a professora. Uma escola mais tradicional, por exemplo, tenderá a ter listas de conteúdos mais volumosos, usar técnicas de aprendizagem de memorização, enquanto uma escola que segue outros métodos pode priorizar o diálogo e ter um ensino mais livre e personalizado para os estudantes.

Participação da família

Independentemente da escolha da escola, de ser uma escola pública ou particular, que adote uma ou outra proposta de ensino, a participação e o acompanhamento dos pais são fundamentais. “As próprias escolas procuram ter atividades para as quais chamam a família, além da própria reunião clássica. Tenho visto outras atividades interessante nos fins de semana para garantir a participação de pais trabalhadores e terem esse canal com eles”, diz Shirleide.  

Além disso, segundo a professora, é possível acionar a diretoria e agendar conversas com os professores. Existem os conselhos escolares e as associações de pais e mestres. Há ainda aplicativos digitais e a própria agenda escolar física, adotada em muitas escolas, por meio da qual pais e professores podem trocar recados e informações sobre o desempenho dos estudantes.

Conheça, na próxima página, algumas das principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil. De acordo com os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, muitas escolas adotam métodos mistos.

Veja também: Nível Superior e outros cursos

Escola Tradicional

O professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica. O estudante que não atingir um desempenho mínimo não evolui para a próxima etapa. 

Escola Construtivista

O aluno é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, e o professor age como um agente facilitador no processo que orienta o aluno a buscar e gerar seus próprios conhecimentos. O professor não é o único que tem acesso aos conteúdos da disciplina: o aluno também tem acesso aos mesmos meios que seu professor e com isso pode adquirir conhecimento a partir da realização de pesquisas e se tornar ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Escola Sociointeracionista

Linha que considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito com a sociedade ao seu redor, ou seja, vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do ser humano.

Escola Montessoriana

Normalmente aplicada no ensino infantil e fundamental. As salas são equipadas com diversos materiais e atividades e os alunos podem escolher o que irão fazer em cada dia. O professor tem papel de guia, tirando dúvidas e ajudando os alunos a superar as dificuldades.

Escola Waldorf

Os alunos são agrupados por idades e não necessariamente por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor na classe, que os acompanha durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo. A avaliação dos alunos é baseada nas atividades diárias e envolve habilidades sociais e virtudes como interesse e força de vontade.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,497SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Cachorro ajuda crianças com medo de agulha a se vacinarem

Para ajudar crianças de 5 a 11 anos a se vacinarem contra a Covid-19 nos Estados Unidos, um cachorro de terapia entrou em cena, com ótimos...

Primeira imagem da variante ômicron revela mais que o dobro de mutações que a...

A primeira imagem da variante ômicron do coronavírus revelou mais que o dobro de mutações que a da variante delta.  A representação computadorizada desta nova cepa foi feita por pesquisadores...

Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da...

Cancelado evento de carros antigos que aconteceria no domingo

Os organizadores do 17o. Encontro de Carros Antigos e Especiais de Guarulhos, que estava previsto para ser realizado no domingo, dia 5/12, na avenida...

Aprovado pagamento de abono salarial para profissionais de Educação do Estado

Foi aprovado nesta quarta-feira, 01/12, o Projeto de Lei Complementar 37/2021, que concede o pagamento de abono salarial para até 190 mil profissionais da...