terça-feira, 30 novembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADECiro Gomes reuniu-se em Guarulhos com sindicalistas e empresários

Ciro Gomes reuniu-se em Guarulhos com sindicalistas e empresários

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) esteve em Guarulhos nesta quinta-feira, 21 de outubro, visitando pela manhã o Sindicato dos Metalúrgicos e à tarde o Ciesp Guarulhos.

Em ambos os momentos, respondeu perguntas de jornalistas da cidade. No Sindicato, foi recebido de forma entusiasmada por sindicalistas de diversas categorias profissionais. No Centro das Indústrias, falou a representantes de diversas entidades profissionais e empresariais.

Na coletiva de imprensa do Sindicato, indagado pelo Click Guarulhos, a que atribui que continue havendo polarização do eleitorado, segundo pesquisas, entre o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ex-presidente Lula (PT), se há diversas alternativas como postulantes ao Planalto, respondeu que as pesquisas são retrato de um momento e que a vida é um filme. “Grande parte da população ainda não está pensando em eleição. Basta ver que quando se trata do voto espontâneo, os índices deles dois cai para a metade. Então se conclui que parte considerável dos eleitores não quer um e nem o outro. Para reverter isso, o que nós propomos é que se debatam os problemas brasileiros e quais as soluções possíveis, com diálogo, respeito e transparência”, afirmou.

Outros comunicadores perguntaram sobre promessas de palanque não cumpridas e o “toma lá-dá cá” que costuma haver entre o Poder Legislativo e quem está no governo. Ciro disse que todos os deputados e senadores estão lá porque o povo os elegeu e que isso precisa ser levado em conta. Garantiu que, se vier a ser presidente, será claro em mostrar à população o que está sendo negociado com o Congresso, quem está pedindo o que, que cargos estão sendo pleiteados. Admitiu, portanto, que fará acordos pela governabilidade, mas que os nomes que vierem a ser indicados terão de ser competentes e preparados para as funções que se propõem a exercer.

Em seu discurso aos sindicalistas, comparou o crescimento da economia brasileira entre 1930 e 1980, em média superior a 5% a cada ano, dizendo que essa proporção precisa ser mantida para garantir pleno emprego. Citou que muitos anos antes da pandemia, a taxa de crescimento já vinha muito abaixo, na faixa de 2% a 3%, e que por isso, mais do que ajudas momentâneas às camadas mais carentes da população, o que é preciso é encontrar meios de fazer a economia crescer e gerar emprego a todos que querem trabalhar. Nos números de desemprego que mencionou, frisou que 6% da massa de trabalhadores já desistiu de procurar emprego. Esses seriam os brasileiros considerados “desalentados”.

Entre outros, estavam presentes o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Josinaldo Barros; o presidente do PDT, ex-vereador Armando Matos; Antonio Neto, representando a Executiva estadual; o primeiro suplente de vereador, Guto Tavares, coordenador da Frente Ciro Gomes em Guarulhos; o ex-prefeito Sebastião Almeida e o ex-presidente dos Metalúrgicos, José Pereira.



NO CIESP


No Ciesp Guarulhos foi recebido por industriais, comerciantes, prestadores de serviços e dirigentes de entidades representativas do setor produtivo da cidade. O ex-ministro e ex-governador do Ceará foi recepcionado pelo diretor titular do Ciesp, Maurício Colin, e pelo 1º vice-diretor, Sérgio Matos.

Ciro explanou sobre trechos de seu livro “O Dever da Esperança” e trouxe parte de seus planos de governo, além de criticar quem, em suas palavras, deixou o Brasil da forma em que está. “Eu penso sim em uma industrialização do Brasil. Com foco no que há de inovador e tecnológico. Precisamos produzir. Hoje nosso povo quer consumir como em um país de primeiro mundo, mas nós não oferecemos isso em termos de desenvolvimento”, afirmou.

Perguntado por Colin sobre questões tributárias, Ciro afirmou que pretende desonerar a indústria. “O Brasil, hoje, não cobra tributos sobre lucros e dividendos empresariais das pessoas físicas. Mas todo o investimento na indústria tem que ser isento. Foi o que eu fiz no Ceará. O que não pode é o Itaú, por exemplo, dividir todo o seu lucro para quatro famílias, pessoas físicas, e elas não serem tributadas. Sabe em qual lugar do mundo existe isso? Em canto nenhum!”.

Colin agradeceu a visita e pediu para que, caso seja eleito, Ciro mantenha agenda permanente com as lideranças empresariais de Guarulhos. “É importante sabermos o que pessoas que pretendem comandar o país pensam, principalmente no que diz respeito a quem gera emprego e renda. O Ciesp Guarulhos receberá todos os candidatos a presidente que se dispuserem a expor suas ideias e a nos ouvir”, ponderou.

Estiveram presentes – e também puderam fazer perguntas a Ciro Gomes – representantes da Asec (Associação dos Empresários de Cumbica), do Sescon (Sindicato dos Contabilistas), da AECG, da ACE-Guarulhos, do Sincomércio, da Asseag (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos0, da OAB Guarulhos e do Sincor (Sindicato dos Corretores de Seguros).


ENCONTRO CASUAL NO RESTAURANTE

Indo almoçar com sindicalistas no restaurante Guarucenter, Ciro Gomes encontrou-se ao chegar com o prefeito Guti (PSD), o ex-vereador Eduardo Carneiro e o ex-secretário da Saúde José Mário Stranghetti Clemente, além do irmão do prefeito, Felipe Costa, cogitado para ser candidato a deputado federal. Embora tenha circulado informação de que tivessem almoçado juntos, apenas cumprimentaram-se; um grupo saiu e o outro ficou para o almoço.


Fotos: Paulo Manso e Valdir Carleto
Agradecimento a Lucio Hachioka pela cessão de áudio do discurso no Sindicato

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,492SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Trabalhadores do setor aéreo cancelam greve programada para dia 29

O sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou hoje, em comunicado, que funcionários do setor aeroviário decidiram, em votação online, aceitar a proposta para renovação...

Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (29) passam a valer duas novas modalidades do Pix: Saque e Troco. Os usuários poderão fazer saques em locais como padarias, lojas de...

Feira de Empregos e Empreendedorismo atende 700 pessoas

Penha Maria Lousada da Silva,  de 54 anos, chegou às 4h30 e foi a primeira da fila da Feira de Empregos e Empreendedorismo Guarulhos 2021– Juntos Por Um Novo Caminho,...

Reajuste salarial de 70,1% dos trabalhadores foi abaixo da inflação

Dados do Salariômetro divulgados nesta quinta-feira (25) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostram que 70,1% dessas negociações ficaram abaixo da inflação, ou...

Guarulhos está com inscrições abertas para curso de português para refugiados e imigrantes

A Prefeitura de Guarulhos está com vagas abertas para o curso A Língua Portuguesa como Acolhimento aos Refugiados e Migrantes. As aulas são gratuitas...