quinta-feira, 9 dezembro 2021
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISPOLÌCIADiretor de Segurança da ACE dá dicas para escapar do sequestro do...

Diretor de Segurança da ACE dá dicas para escapar do sequestro do PIX


“Quantas vezes você já se perguntou se realmente deveria ter ativado a função PIX no aplicativo do seu banco?”, indaga Lucas Munhoz, estrategista de Segurança, diretor de Segurança na ACE Guarulhos  e fundador da Lucas Munhoz – Consultoria & Treinamento de Segurança e Inteligência. Ele mesmo responde, arriscando-se a dizer que todos já se fizeram essa pergunta, devido ao medo de sofrer o “sequestro do PIX”

Ele recomenda, entretanto, que os usuários devem ficar tranquilos, porque o PIX ativado no app do banco no smartphone não faz de quem o utiliza uma potencial vítima. O risco, segundo ele, está no comportamento nas diversas situações do dia a dia. “Antes de existir o PIX, já existia o sequestro e as consequências eram bem piores, porque a vítima era mantida em cativeiro até o final da negociação quando teve início essa modalidade de crime.

Munhoz lembra que, na sequência, os criminosos viram que era muito mais vantajoso sequestrar um membro da família e chantagear e controlar o detentor do “poder financeiro” até que a transferência ou entrega das cédulas fosse realizada. Depois, mudaram a maneira de agir, passando a sequestrar a vítima, acompanhando-a até os terminais bancários para sacar todo o limite disponível em conta, além de fazer empréstimos indevidos.

“Acontece que o crime atualiza constantemente seu modus operandi, visando aumentar o lucro cada vez mais e reduzir a própria exposição aos riscos, como por exemplo, ser preso”, comenta. O especialista afirma que o principal fator que leva a sociedade a ser vítima exponencial dos sequestros do PIX é o comportamento em ambiente não controlado, ou seja, nas ruas. “Quando vamos às ruas, precisamos sempre lembrar que moramos no Brasil, onde a segurança pública é insuficiente para garantir a proteção dos cidadãos de bem”, recomenda.


Dicas

O diretor de Segurança da ACE Guarulhos compartilha cinco dicas essenciais para ajudar os usuários a se proteger do sequestro do PIX.

1 – Evite andar pelas ruas com o smartphone à mostra, nas mãos. Isso deixa o objeto de interesse dos criminosos muito próximo do alcance deles, motivando-os a entrar em ação e escolhendo a pessoa como vítima.

2 – Trace boas rotas quando for se deslocar a pé. Parece redundante essa informação, mas ainda se vê muita gente passeando nas ruas desertas durante a noite e madrugada. “Para reduzir as chances de você ser escolhido como vítima, o criminoso precisa ter opções mais atraentes para escolher no seu lugar”, cita Lucas Munhoz.

3 – Quando for se deslocar com um veículo, escolha preferencialmente o carro, pois além de oferecer mais proteção devido aos recursos adicionais, como, insufilm e blindagem, o usuário fica menos exposto ao contato físico do criminoso, diferente de quando se está em uma motocicleta, por exemplo.

4 – Ainda a bordo do seu veículo, escolha com atenção os trajetos e horários: evite os primeiros lugares nas fileiras do trânsito cotidiano e nos semáforos; evite andar em baixa velocidade e ficar parado ou estacionado com os vidros abertos. Lembre-se também de manter as travas das portas ativadas!

5 – A última e talvez mais importante: não chame atenção! Aparelhos smartphones de alto padrão, bem como roupas de grife deixam claro o seu posicionamento financeiro; logo, um vacilo seu significa um PIX recheado na conta do criminoso. Manter-se atento às pessoas ao seu redor, pois os criminosos frequentemente realizam suas “investidas” contra os desatentos, o que abre vantagem com o “efeito choque” causado por uma abordagem inesperada, ativando o medo das vítimas.

Quem quiser receber toda semana dicas de segurança, pode acompanhar o especialista nas redes sociais: @lucasmunhozconsultoria.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,500SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

PF prende 2 passageiros de voos internacionais com cocaína em suas bagagens

Em ação conjunta com a Receita Federal, a PF apreendeu entre a noite de ontem e madrugada de hoje (7), mais de 17 kg...

Sesc Guarulhos oferece curso de maquiagem artística para palco

Entre os dias 7 e 16 de dezembro o Sesc Guarulhos promove o curso Maquiagem artística para palco. A atividade é gratuita, e as...

Papa diz que jovens estão nas redes sociais, mas são pouco sociáveis

O papa Francisco alertou hoje (6) que muitos jovens "estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis", vivendo "prisioneiros dos seus telemóveis". Durante...

Inscrições para o Vestibulinho das Etecs terminam nesta segunda-feira (6)

Os interessados em estudar em uma das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até as 15h da próxima segunda-feira (6)...

92% dos paulistanos percebem piora na situação de fome e pobreza na cidade

A grande maioria dos paulistanos acredita que a população de rua cresceu no último ano e percebe uma piora na situação de fome e...